quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Festa das Fogaceiras
Hoje é feriado municipal nesta terra que adoptei para viver. É o dia em que se celebra a Festa das Fogaceiras.
Como não conhecia a origem desta festa, fiz uma pesquisa na net e retirei este texto que explica o seu real significado.
"Por volta dos seculos XV e XVI Portugal sofreu uma grande epidemia, a peste. O povo sofreu os seus efeitos. A doença, a fome e a morte levaram-no a erguer as mãos para o Céu e fizeram uma promessa: se Deus, através de S. Sebastião, libertasse o povo daquela desgraça, todos os anos seria feita uma procissão onde raparigas honestas e pobres da vila transportariam o pão (Fogaça) à cabeça que seria oferecido às gentes necessitadas.
Os senhores da Feira, interpretando este sentimento do povo, decidiram cumprir o seu voto. E então, todos os anos as fogaças eram levadas em procissão que ia da Casa dos Condes até ao Convento dos Lóios (hoje Igreja Matriz).
Mas, muito mais tarde entre 1749 e 1753, deixou de se cumprir o voto. E a peste voltou e com ela se voltou a cumprir a tradição e a realizar a Festa em Louvor do Mártir S. Sebastião.
A partir de 1753, até hoje, a Câmara realiza esta festa e cumpre o voto da seguinte forma:
- Pela manhã, vai um cortejo da Câmara para a Igreja Matriz. Nele vão as fogaças a cabeça - as autoridades civis e militares do concelho uma banda e a banda dos bombeiros voluntarios de Santa Maria da Feira.
Segue-se a benção das Fogaças e a missa solene com sermão, na Igreja Matriz.
- A tarde, realiza-se a monumental procissão integrando as autoridades civis e miltares concelhias, convidados, associações culturais, desportivas, recreativas, etc, párocos, confrarias, duas Banda de Musica, e as Bandas dos Bombeiros Voluntarios de Santa Maria da Feira e Arrifana, e, naturalmente o andor do Mártir de S. Sebastião, entre outros e as fogaceiras."
Como sou grande apreciadora deste tipo de eventos, lá fui com a m/ princesa rainha (o pai estava a trabalhar) para a festa. Vimos a procissão, tirámos uma foto naquelas máquinas antigas, com a Leonor em cima de um cavalinho, e, claro, comprámos a fogaça da praxe.
Foi uma tarde bem passada, pena que o papá não estivesse connosco.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Desta vez sim, estou livre do IPO
Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta...
-
Já ninguém recebe postais de Natal! Ninguém excepto eu, que ainda não estou refeita da emoção sentida ao abrir o envelope. Tens razão min...
-
Prometeram-me filhós, que na minha terra são bilharacos, aos quais outros chamam sonhos. Uma confusão total, esta dos doces de natal, que m...
Ainda não assisti a nenhuma festa das fogaceiras, mas as fogaças que temos trazido dessas Terras de Santa Maria da Feira, mais propriamente do Lugar do Cavaco, são bem boas!
ResponderEliminarbjs