domingo, 30 de junho de 2019

Orgulhosa, sim

A cada entrega de avaliações sinto-me abençoada por ver que as minhas filhas crescem saudáveis e são felizes na escola.
Penso que haverá poucas coisas melhores que vê-las adquirir as competências necessárias para ultrapassar as várias batalhas que o futuro certamente lhes trará. Neste final de ano fiquei particularmente feliz pois a minha cria mais nova, aquela menina que me suga as energias até ao tutano e tanto me preocupou ao entrar para a escola, mereceu um grande elogio por parte da professora. A Tita não só teve boas notas como se destacou pela ajuda dada a uma colega com dificuldades de aprendizagem. Sem que ninguém lho pedisse, simplesmente porque percebeu a fragilidade da menina. E não consigo dizer o quanto isso me orgulha. Só sentido se percebe.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Grande lição

É dia de ida à piscina e as patroas acordam excitadíssimas.
Excitação que não passa ao verem que o céu está de cara feia; ao que tudo indica o sol não se mostrará, contrariamente à chuva.
Como são diferentes dos adultos, as crianças.
Por momentos senti inveja da facilidade com que ignoram estas (para nós grandes) contrariedades.
Tantas lições recebemos diariamente, sem perceber.


sábado, 22 de junho de 2019

Finalista

Lembro-me, com especial intensidade nestes dias, de a inscrever no berçário. Das conversas com a educadora acerca da incerteza do (meu) futuro. Do pedido de que estivesse atenta.
Lembro-me de o tempo ir passando, etapa a etapa vencida. Vejo roupa, sapatos e colo a ficarem pequenos.
A minha Leonor está gigante e acaba de fechar mais um ciclo. Depois de um ano intenso, entre escola, basket e piano, gozará umas merecidas férias. E depois, 5. ano . Mais um desafio.
É difícil expressar o que se passa dentro do meu coração. Não será diferente do das outras mães, mas de tão grande e intenso torna-se impossível descrever. Uma coisa sei, estou infinitamente orgulhosa da minha menina e da sua tenacidade. Afinal sei outra, o futuro é sempre incerto mas vale a pena esperar para ver.
Parabéns querida Leonor. Continua a voar alto, a mãe voará sempre ao teu lado.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Caminhar sem ver o caminho

Há dias cruzei-me com uma mãe cega. Impressionou-me a segurança que demonstrava ao caminhar, com a filha ao colo e a bengala levantada. Não via o caminho mas tinha de o trilhar e sabia que era por ali ... Que lição

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Passou tão rápido!

Hoje, a patroa mais velha caiu em si e percebeu que está a encerrar um ciclo da sua vida. O ano lectivo está a acabar e dirá adeus ao ensino básico.
" Passou tão rápido, mãe!", foi a conclusão a que chegou.
E eu que pensava que a rapidez do tempo só afectava a malta com mais de 40 anos, vejo agora que é algo que aflige todos sem excepção.
Poupei-a, claro, a conversas de circunstância sobre a importância de viver cada momento no seu tempo, mas não pude deixar de ficar a matutar nisto. Está crescida a minha bebé.

quarta-feira, 5 de junho de 2019

O problema do Boris

O Boris anda com umas insónias terríveis e não encontra melhor forma de as aliviar do que acordar-nos com os seus miados.
É lindo e fofo, o bichano, mas estas
insónias começam a chatear.
Há dias, quando desabafava sobre as noites agitadas que o fofinho tem proporcionado, alguém me lembrou que ele dorme o dia todo pois está sózinho em casa. Está certo, afinal o problema do Boris é a solidão. Pondero meter baixa para o acompanhar ... e dormir.

terça-feira, 4 de junho de 2019

Doce forma de alertar

Está com um bom índice de massa corporal. Não pode é piorar!
Percebi a mensagem. Agradeço a doçura das palavras.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.