quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Adoramus Te - 25 anos de caminho!

25 anos são uma eternidade nestes tempos em que tudo é fugaz e tem tendência a quebrar perante a mais pequena contrariedade.
E são já 25 os anos que o Adoramus Te leva de caminho. Um caminho nem sempre fácil, porque fácil não é a vida, mas sempre recto e consistente.
Aqui encontrei Amigos para todas as horas. Daqueles que saem do quentinho das suas casas só para me fazer companhia enquanto espero um reboque; daqueles que prescindem das férias para reunir em oração pela minha saúde; daqueles que escrevem para o Vaticano, a pedir mais oração por mim;  daqueles com quem divido lágrimas e multiplico sorrisos; daqueles que sei que estarão sempre lá para o que der o vier, porque são genuínos.
E não há nada mais belo perceber que esta Amizade começada na juventude se foi estendendo às famílias que, entretanto, formámos. Nada melhor que a Alegria sentida a cada reencontro, seja na igreja seja nas 1001 festas em que nos juntamos a festejar a vida.
Num momento tão marcante só posso agradecer a Deus esta benção de poder experienciar tão grande dádiva, certa que os frutos gerados irão para lá desta vida terrena e um dia faremos a festa lá em cima no céu, todos juntos.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Parabéns primaça!

Viemos da mesma raiz, aquela que sempre nos unirá.
E não podes negar a origem. Forte e íntegra, és espelho do que aprendeste com a melhor das mestras.
Eu, tento chegar-vos aos calcanhares. Talvez um dia lá chegue.
Num dia tão especial como em este, em que atinges a ternura dos 40, não encontrei melhor presente do que a partilha desta foto da qual tanto gostamos.
Bem vinda aos novos 30, querida primaça e irmã.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Nasceu um bebé no IPO

Nasceu um bebé no IPO. Podia escrever mil e uma palavras sobre este acontecimento tão belo, que me deixa verdadeiramente comovida.
Ali, onde se luta pela vida, ela deu-se como milagre.
Depois desta notícia, o resto não me estraga o dia.
Nasceu um bebé no IPO. Que este sopro de vida continue a impulsionar os seus pais, em particular a mamã que continuará agora a batalha noutra frente

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Coisas que me alegram verdadeiramente

Se há coisas que me alegram verdadeiramente é lembrarem-se de partilhar comigo a notícia de que alguém recuperou de um cancro.
Ontem recebi uma dessas mensagens sobre alguém que nem  posso sequer conheço e posso garantir  que fiquei tão feliz como se de um dos meus se tratasse.
Obrigada pela lembrança e partilha, querida Ana, e continuação de tudo de bom para os teus.

domingo, 17 de novembro de 2019

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Foco

Ontem, ao falar com uma mãe, disse-lhe que tinha (nesta fase) de se focar nela e não no filho.

De imediato, o comentário soou- me parvo. Como parvos me soaram todos os que ouvi na fase da doença (antes e depois da Leonor nascer).

Aos ouvidos de uma mãe, este conselho é impensável de seguir mas a verdade é que, de forma racional e devidamente contextualizada, são muitas as vezes em sinto ter de me focar em mim, para que meu foco nunca deixe de estar nelas.

Confuso, talvez, este meu desabafo mas creio que compreenderão.

sábado, 9 de novembro de 2019

Antes de morrer quero ....

Está tarde deparei-me com um cartaz onde se lia este título, de algum modo, incomodativo. Aproximei-me e percebi que se iria realizar a sessão de apresentação de um livro escrito com base no projecto que o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo tem feito com os seus idosos. Não resisti e fiquei para assistir. Questionei-me muito naquele momento e concluí que nunca pensei na questão. Acho que estou muito ocupada a viver o presente e a procurar realizar-se nas pequenas coisas do dia a dia.
Uma coisa é certa. Quero muito inspirar-me nas histórias de vida narradas no livro.  Temos sempre tanto a aprender com os outros, em particular aqueles que já estão no outono da vida, que acho que não me vou arrepender.

Avós

Levanto os olhos para o céu e (re)vivo memórias, embalada pelo som desta belíssima música, agradecendo o dom da vida que juntos vivemos.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Os avós, essas almas incorrigíveis!

Andava intrigada com o facto de lanche da patroa mais nova voltar intacto para casa todos os dias.
Vim a descobrir que o avô vai ter com ela á tarde para lhe levar um"lanchinho".
A cena recorda-se os mimos que recebi da minha avó.
Percebo bem que o lanche do avô seja melhor que o meu.
Há lá herança melhor do que estas memórias!

domingo, 3 de novembro de 2019

Os meus mortos

Os meus mortos tenho-os bem vivos, cravados de forma indelével no coração. Visíveis em quanto deles faço meus os valores e acções deixados na terra.
Não os deixarei morrer ou morreria eu. Alimenta-os a saudade e a certeza do reencontro.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...