quinta-feira, 30 de abril de 2020

Efeitos do confinamento alheio

Quando chego a casa do trabalho, parece que vejo criaturas não identificadas a passar por mim, velozmente, em cima de patins e hoverboard.
São alucinações, certamente. Gostaria de ver a comunidade científica a debruçar-se sobre a questão.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Não se deixem enganar

Na semana passada comecei a receber sucessivas SMS de uma entidade a solicitar um pagamento, sob pena de comunicação ao Banco de Portugal.
A cada SMS seguia-se um telefonema sui generis. Atendia e ouvia uma gravação telefónica que pedia para aguardar. Entretanto a chamada caía.
Sendo uma suposta entidade de crédito, comecei por procurar informação no site do Banco de Portugal.
Confirmei que a entidade existe, é francesa e tem sucursal em Portugal mas encontrar um email de contacto foi tarefa difícil.
Entretanto lá descobri um e (sem certezas) tentei a sorte e enviei reclamação, com conhecimento ao Banco de Portugal e Comissão Nacional de Protecção de Dados.
A CNPD foi super rápida a responder e facultou-me o email do Encarregado de Protecção de Dados da dita entidade.
 No meio de todas estas diligências, que me consumiram tempo e paciência, recebi uma resposta inacreditável da empresa em questão. Secamente, e sem sequer esboçar um pedido de desculpas, informaram-me que devia ter sido um erro de digitação do número de telemóvel na ficha de um cliente. Resumindo, tive azar. Alguém se enganou (alegadamente) e o meu número de telemóvel acabou por ficar associado a um cliente devedor. A empresa, que tem uma forma de comunicar que indicia tudo menos boa fé, achou super normal a confusão e (quase aposto) ainda alguém me deve ter roído na pele é chamado chata.
Eu cá, espero que o Banco de Portugal esteja atento e supervisione bem este tipo de empresas. Tenho a certeza que muita gente, com receio das ameaças em letras maiúsculas, acabaria por fazer a transferência.
Por isso não se deixem enganar. Havendo dúvidas relativamente a determinada entidade, procurem informação junto de quem a tutela e não deixem de reportar este tipo de situação. Se não tivesse falado no Banco de Portugal e na CNPD ainda a esta hora estaria a receber contactos arreliadores.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Corsários, nova tendência para o pós confinamento

A avaliar pelo ritmo a que as patroas crescem, e extrapolando para o resto da criançada, estou certa que os corsários serão a nova tendência para o pós confinamento.

É ver as calças ficar-lhes todas um palmo acima do tornozelo!

domingo, 26 de abril de 2020

Aí não dá só para a novela?!!!

- Os meninos que queiram ver outra vez a aula e tenham box podem puxar atrás e procurar.
-Aí sim?!!! Não dá só para as novelas?!!!

Se

- Mãe, se não fosse o COVID hoje acabava a Feira de Março! Agora é só “se”.
É assim anda a cabeça não só da minha patroinha mas do mundo.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Planos para o futuro?

Por estes dias, os cochichos ecoam cá em casa, tamanha é a cumplicidade entre as patroas.
Ontem, ao chegar a casa, consegui ouvir os planos que têm para o futuro - meter-nos num lar e ir estudar para fora para não terem de nos visitar.
E é isto!

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Conversas de gajas em tempos de pandemia

- É uma chatice isto de não podermos ir pintar o cabo! Os homens até ficam charmosos com o cabelo branco, mas nós....

Ouvido este desabafo continuei o meu caminho, aliviada por não sentir na pele o drama existencial daquela senhora.

Andar sempre desgrenhada e assumir a madeixa branca, ainda discreta é certo, afinal tem algumas vantagens. Agora ninguém nota a diferença.

terça-feira, 21 de abril de 2020

Porque as boas notícias são para partilhar

No post anterior falei em macaquinhos do sótão das patroas mas, a verdade, é também vou tendo os meus lá bem no fundinho do subconsciente.

Assim, depois ouvirmuitos comentários sobre se eu seria considerada mais vulnerável a este bicho que se anda a passear pelo mundo e de uma resposta inconclusiva de um médico, arranjei coragem e fui directamente a deus (leia-se a minha onco-hematologista).

A reposta foi a melhor possível, dado o tempo decorrido desde os tratamentos (e apesar de me manter sob vigilância) não me considera uma doente oncológica e, como tal, estou fora do grupo de risco.

Palmilhas ....

Telescola aos olhos de uma pequena hipocondríaca

- O que achaste das aulas?
- Gostei. Preferia ir à escola mas não quero morrer com o vírus!

Resumindo, do mal o menos. A patroa pequena não desgostou da telescola.

Entretanto, vou aproveitando estas conversas para tentar que as patroas exteriorizem os medos (não há nada pior que macaquinhos escondidos no sótão) e desmontar alguns.

Tenho constatado que há muitos receios que lhes povoam a cabeça, por tudo aquilo que vão vendo e ouvindo (por mais que evitemos ouvir notícias na sua presença há sempre algo que lhes chega) e mais que nunca é importante conversar com estas pequenas criaturas.

Se para nós, adultos, é difícil, imaginemos para as crianças.

É por aí, como tem sido a experiência?

sábado, 18 de abril de 2020

Liberdade?!!! Que Liberdade?!!!

Quem me conhece bem sabe que há poucas coisas que me irritem ao ponto de as verbalizar. Normalmente os nervos arrumam-se-me para o estômago, mas esta história das celebrações do 25 de Abril e do dia do Trabalhador estão a dar cabo de mim.
A ver se percebi bem - o estado de emergência foi ontem renovado até 2 de Maio; há uma semana celebrou-se a Páscoa e as famílias não tiveram liberdade para a celebrar juntas nem os cristãos de participar nos momentos de culto; há milhares de pessoas sem a liberdade de se despedir dos seus entes queridos acompanhando-os até à sua última morada; há milhares de pessoas sem liberdade para trabalhar pois foi proibido o exercício das suas actividades profissionais.
E tantos outros exemplos podia dar.
Mas há os iluminados que acham que a liberdade só será realidade se for celebrada institucionalmente, com discursos ocos, enfadonhos e mais que estafados, exibindo ao povo cravos vermelhos.
Era bom que fosse assim tão simples.
Só é pena que não tenham a mínima noção que a nossa liberdade começa onde acaba a do outro e de que as comemorações em tempo de estado de emergência serão só um péssimo exemplo que passará a imagem de que, afinal, os avisos que a polícia faz quando anda de megafone na rua são mero teatro.
Fiquem em casa, pá. Olhem pela janela. A liberdade está também nas flores silvestres que, com grande probabilidade, conseguirão ver.
É primavera e para o ano repete-se o calendário.

Graças à telescola! - rectificação

Graças à telescola fiquei sem televisão na cozinha! Agora digam-me se não é de cortar os pulsos!
Como a horas na cozinha assim, considerando que a máquina da louça me fez um manguito e passo horas da minha vida naquela divisão da casa qual Gata Borralheira?

PS: após a publicação deste post apercebi-me da terrível injustiça que cometi com o querido Boris que me quis compensar pela falta de TV na cozinha, disponibilizando-se para a substituir.



As mãos da minha avó

As mãos da minha avó são as mais macias que alguma vez conheci, tão belas como o seu enorme coração.
É encantador o sorriso vaidoso que solta cada vez que a visito e elogio a maciez da sua pele.
E que saudades tenho de a visitar, meu Deus. Que saudades de segurar nas suas mãos e dizer-lhe que é uma rainha.
Que angústia não saber quando poderei voltar a abraçá-la e sentir a sua pele.


sexta-feira, 17 de abril de 2020

Os meus dias são todos teus mas este é especial

Posso dar voltas e voltas à cabeça que não me lembro de um único momento da minha vida em que não tenhas estado presente.
Com esse jeitinho rezingão, de quem vive permanentemente preocupado com a família e dá a pele para que esteja sempre feliz e unida, deste-me muito mais que a vida. Dás a tua por mim, a cada segundo e dás-me a certeza que pode o mundo estar de pernas para o ar mas terei sempre o mais seguro porto de abrigo no teu colo.
Parabéns pai. Que tenhas um dia muito feliz e esta data se repita por outras tantas décadas e pico.









quinta-feira, 16 de abril de 2020

Jesus ainda está vivo?

-Mãe e agora, Jesus ainda está vivo ou já morreu outra vez?
A patroa mais nova parte-me toda com as suas dúvidas existenciais.

Como é que uma pessoa não se há-de enervar?!

Está a moura a trabalhar e recebe fotos deste animal (é que é mesmo um animal) que passa o dia na sorna só acordando quando a (mesma) moura chega a casa, momento em que desata a miar para que lhe seja servido o jantar.
Como é que uma pessoa não se há-de  enervar?!
Caso para dizer que há gatos com pulgas e gatos sem pulgas!



Este é para quem gosta de hamburguer´s e culpa sempre a vontade

Antes de mais devo dizer que ninguém me encomendou o sermão, juro.

Há poucos meses uma jovem (empreendedora e altruísta) que me dá a honra de ser minha amiga, resolveu por-se ao caminho e reabrir a Culpa da Vontade, uma hamburgueria 5 *.

Com esta decisão criou o seu emprego e deu emprego a outros. Ajudou outros negócios na freguesia (lembro-me do talho, por exemplo) e alegrou muitas almas (toda a gente sabe que um bom hamburguer é algo faz ressuscitar mortos).

Passados poucos meses, o negócio (recém nascido) apanhou com este tsunami que nos está a abalar.

Em vez de se deixar abater, aquela jovem empreendedora e altruísta reinventou o modelo de negócio e voltou (agora) com serviço de take away e entregas ao domicílio.

Fiz questão de dizer "presente" no primeiro dia e posso assegurar que a qualidade é a mesma de sempre e as medidas de higiene das melhores e mais rigorosas que tenho visto por aí.

Por isso malta que gosta de hamburguer´s é correr e fazer a encomenda. Não se arrependerão.

NOTA: Menu e contacto nas fotos abaixo.

PS: A Culpa é da Vontade e a Quaresma já terminou.











segunda-feira, 13 de abril de 2020

Vantagem das aulas online

A criatura arrumou o quarto todinho.
Ai se eu soubesse o que sei hoje! Não havia cá aulas presenciais para ninguém!

domingo, 12 de abril de 2020

Lá fora a vida (re)nasce


Está é, por excelência, a época em que a vida se renova.
Os crentes sentem o conforto da Ressurreição, sinal de vida eterna. Os não crentes podem senti-lo se estiverem atentos aos sinais que a natureza revela.
Enquanto nos recolhemos, em casa e em nós, lá fora a vida (re)nasce. Diferente, certamente, em muita coisa mas não no essencial, o tal que é invisível aos olhos.
A vida será sempre como quisermos vê-la. Colorida (ainda que se pudéssemos escolhêssemos outras cores) ou a preto branco.
Eu opto por abrir os sentidos e o coração para nunca deixar que se torne cinzenta.

sábado, 11 de abril de 2020

São rosas

São rosas, o que outrora era pão. 
Mentira piedosa de quem vive na pele do outro
A mesma que a todos devia servir.

São rosas, o que outrora era pão
Ousadia de acreditar que o fazer transforma
E a transformação faz acreditar.

São rosas, o que outrora era pão
E na memória perdurarão os gestos
A galhardia de quem não se deixa acomodar.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Amo-te pelo teu silêncio

Amo-te pelo teu silêncio. Revejo-me nesta simples frase. Quem ama respeita os nossos silêncios com o seu próprio silêncio. Por isso merece ser amado.

Mãe, anda cá que aconteceu uma desgraça!

-Mãe, anda cá que aconteceu uma desgraça!
-Que foi?!
-Parti um ovo que era muito frágil! Estás chateada?!!!
-Porque é que haveria de estar chateada? Só porque partiste um ovo que comprei em Budapeste na lua de mel e tinha acabado de te dizer para não mexeres aí?!!! Claro que não estou chateada!!!

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Coisas que as patroas querem fazer no final do distanciamento social

Mais velha

1- ir à Zara
2- estar com os amigos
3 - jogar basket

Mais nova

1 - ir à escola
2 - ir à Claire’s
3 - comer ao restaurante

Não me surpreendem os desejos. Que os cumpram rapidamente são os meus votos.

Irrita-me a estupidez humana

Ao sair do carro deparei-me com este lindo cenário. Por mera casualidade não pisei as luvas de alguém muito preocupado em proteger-se a si próprio esquecendo-se que isso de nada adiantará se não se lembrar dos outros e do meio ambiente em que vive.
Estamos todos no mesmo barco ou não?
Irrita-me a estupidez humana!

terça-feira, 7 de abril de 2020

Soldados conhecidos

São conhecidos (agora) os soldados. Eu, os meus, vocês, os vossos, os que não nos são nada mas nos dão tudo.
Desconhecido só aquele que se combate e que nunca merecerá uma estátua.

domingo, 5 de abril de 2020

O que mais me apetece fazer quando isto passar

Ando com uma vontade louca de sair por aí e abraçar toda a gente.
É mesmo o que mais me apetece fazer depois disto acabar.
É só para avisar. Caso não gostem de abraços arredem-se quando eu passar.

Sou uma casca grossa assumida (post com informação mesmo útil)

O homem anda há 16 anos a tentar instruir-me e (por estes dias) vai-me mostrando sites bastante interessantes sobre arte.

Apesar de eu acabar sempre por ir parar ao youtube, axn, netfliz ou afins, achei por bem partilhar dois desses sites que são excelentes para quem gostar de teatro, ópera, bailado e música clássica.

Então cá vai:

Medici.tv (tem alguns conteúdos grátis) - podem aceder AQUI e ver óperas, bailados e concertos

Digital Theatre - podem aceder AQUI para ver teatro.


sábado, 4 de abril de 2020

Se o Amor matasse

Terão passado uns 8 meses desde que estas fotos foram tiradas e tantas coisas se passaram entretanto.
Imutável só mesmo o Amor que vai crescendo a cada dia.

Mãe, eu vou fazer a comunhão?

Seria já em Maio que a patroa mais nova faria a primeira comunhão.
Uma destas noites, durante a nossa habitual conversa sobre as coisas boas e más do dia, colocou-me a questão.
Cortou-me o coração não poder dizer-lhe sim, vais fazer a primeira comunhão em Maio. Não querendo criar-lhe expectativas, tentei serenizar a minha pequenina explicando-lhe que não importava a data é que tínhamos de ter paciência. O dia chegará.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Tinha de dar casamento!

No dia em que nos conhecemos, insisti em tirar o meu carro do estacionamento para que conseguisse tirar melhor o dele. Só me esqueci de o colocar em ponto morto e pummm, bati-lhe no carro (que era novinho em folha).

Num dos primeiros encontros disse-lhe (de caras) que o meu sonho era casar e ter filhos. Diz ele que, como se não bastasse a revelação bombástica, estava com um enorme herpes nesse dia (as coisas que a minha memória se encarrega de apagar).

A primeira vez que veio ter comigo a Aveiro (faz hoje 16 anos) deixou-me a secar durante uma hora no shopping.

Da segunda teve de gramar com o meu afilhado (então uma adorável ferinha) e uma ida ao cinema para ver um filme infantil.

(...)

Resumindo, tinha de dar casamento mesmo e dos resistentes, considerando as provações todas que temos vindo a superar juntos.

Faz hoje 16 anos que começámos a namorar. Seguramente, sem ter noção nenhuma de que o serio) um dos passos mais certos que dei na vida.

Parabéns Nelson (e a mim, que não fiquei nada mal servida).

quinta-feira, 2 de abril de 2020

O coronavírus deve dar cabo da mioleira

Há dias tinha na minha caixa de correio uma carta dirigida a uma desconhecida.
Poderia ser para uma antiga moradora, não fosse a rua indicada ser outra que não a minha.
Peguei na referida carta, escrevi a indicação que podem ver na foto (ok, venham de lá as piadas quanto à minha letra) e fui colocá-la num marco do correio.
Eis senão quando me deparo hoje (novamente) com a dita carta.
Se dúvidas tivesse, confirmei que o coronavírus deve dar mesmo cabo da mioleira ao pessoal.
Mas ainda há esperança é que o número da porta e andar coincidem com o da minha casa. Daí a confundibilidade.

Novas do IPO e um agradecimento

Como contei há dias, era suposto ter duas consultas de rotina no IPO por esta altura.
A de onco-hematologia já tinha sido remarcada para o ano e aguardava notícias da consulta de nefrologia.
Ontem recebi um telefonema de um médico do IPO para se inteirar do meu estado de saúde e perguntar se eu preferia fazer as análises no centro de saúde ou no IPO.
Percebendo a minha hesitação, disse-me que se eu me sentisse mais descansada podia fazê-las no IPO
Agradeci o cuidado e pedi que me marcasse as análises lá e assim foi. Em Agosto farei as ditas no IPO.
Quem já por lá andou percebe não haver sítio em que nos sintamos mais seguros.
Uma vez mais pude sentir o extremo profissionalismo e carinho dos médicos do IPO.
Apesar dos pesares, está consulta telefónica veio animar o meu dia.
Há que confiar.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Poesia


És andorinha, levada pelo mesmo vento que me traz frescura aos dias

Tão leve, quanto pesada a força que imprimes aos sonhos.

Surges do nada e a tudo enformas.

De tanto dares, tornas-te presente de nada mais que tudo.

Vivo instintivamente, porque te sinto no mais ínfimo do pormenor,

Sublime inspiração de quem morre sem questionar o Amor.

Deixas-me sonhar, voar baixinho, ser mais alta como Florbela.

Liberdade de ser

És, tão somente, poesia.

Indefinível

Que o belo é só para sentir sem pensar.

A alegoria da caverna

Depois de muitos dias a lembrar-me do Ensaio sobre a Cegueira escrito por José Saramago, e ter ficado com vontade de reler o livro, senti-me regressada às aulas de filosofia sobre a alegoria  da caverna.
Parece que Platão estava a adivinhar a grande experiência sociológica que estamos a viver.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.