"Todos conhecemos os três Reis Magos. Mas nem todos sabemos a história de Artabanm o quarto mago, que passou a vida à procura de Jesus e só O encontrou quando Ele estava a ser crucuficado.
É uma história que nos revela uma criatura cheia de bondade que também viu a estrela brilhar sobre Belém, mas sempre chegava atrasado aos lugares onde Jesus poderia estar, porque encontrava pobres e miseráveis a precisar da sua ajuda.
Primeiro desencontrou-se de Melchior, Gaspar e Baltasar, porque lhe apreceu um homem meio morto no caminho, a quem o coração lhe pediu para ajudar.
Chegado a Belém teve de comprar a vida de uma criança que estava para ser assassinada, àsordens de Herodes, dando ao soldado que a encontrara uma das pérolas que levava para oferecer ao Menino Jesus.
Sabendo que José e Maria tinham fugido para o Egipto, pôs-se a caminho mas, quando chegou, Jesus já havia regressado a Nazaré. Quis ir lá adorá-Lo mas um escravo ia ser levado à força para as galés e Artaban achou que era melhor oferecer-se para esse trabalho.
depois de trinta anos de eabalhos forçados chega a Jerusalém. É tarde demais, o Menino já se transformou em Homem e está a ser crucificado.
Artaban havia comprado pérolas para oferecer a Cristo, mas precisou vendê-las quase todas para ajudar as pessoas que encontrou no seu caminho.
Sobrou apenas uma pérola - e o Rei Mago pensa com ela comprar a libertação de Jesus. Mas encontra uma mulher aflita a ser levada por uns homens. E salvou-a, oferecendo uma pérola aos atacantes.
Agora já nada mais pode fazer. Nem uma pérola lhe resta para resgatar Jesus.
- Falhei a missão da minha vida - pensa o Rei Mago.
Mas neste momento, escuta uma voz: - Ao contrário do que pensas, tu estiveste comigo durante toda a toda a vida. eu estava a morrer e Tu me resgataste. Tu Me livraste da morte quando acudiste àquelas pessoas necessitadas. A tua caridade para com os pobrezinhos foi a melhor pérola que Me podias dar. Serás recompensado por tantos gestos de Amor!.
É provável que esta história não passe de lenda. Mas revela-nos que todos podemos ser Reis Mgos se vivermos em caridade para com os irmãos necessitados."
(Henry Van Dyke)
Aos crentes e aos não crentes, ofereço esta mensagem, retirada da revista Cruzada do mês de Dezembro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Desta vez sim, estou livre do IPO
Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta...
-
Já ninguém recebe postais de Natal! Ninguém excepto eu, que ainda não estou refeita da emoção sentida ao abrir o envelope. Tens razão min...
-
Prometeram-me filhós, que na minha terra são bilharacos, aos quais outros chamam sonhos. Uma confusão total, esta dos doces de natal, que m...
Olá Susana (parceira dos DL's)
ResponderEliminarGostei muito da tua mensagem e obrigado pela parte que me toca na tua dedicatória.
Não sou praticante, nem mesmo posso dizer que seja crente. Acredito na bondade, na honestidade, na solidariedade e penso que isso é ser crente pois tento o mais possível ser aquilo em que acredito mas, não fico parada a ver se o fui....vou vivendo, o melhor que posso e sei para mim e para os que me rodeiam.
Um beijinho grande
TeresaM