quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DIA MUNDIAL CONTRA O CANCRO

Hoje é o Dia Mundial contra o Cancro e só o soube agora, ao passar por blogues de algumas amigas virtuais.

Há dias em que me incomoda muito ouvir falar em cancro. Estou um pouco farta do tema, mas tenho consciência que é óptimo que seja tão falado na imprensa, desde logo para que as pessoas tenham noção que há alterações de hábitos de vida que podem ajudar a prevenir o cancro (deixar de fumar, evitar solários e exposição solar exagerada ...).

Isto para não falar nos exemplos de sucesso que a imprensa mostra, as vitórias de quem se depara com este problema e o supera. Estes casos, que são cada vez mais numerosos, dão força a quem tem de enfrentar a doença e ajudam a dissipar a conotação que existe entre cancro e morte. É que quase pior que receber a notícia de que se tem cancro é ter de lidar com olhares de pena e comentários do género "coitada, tão nova e agora com um bebé".

Por isso é importante lembrar e marcar este dia. E nada melhor para marcar este dia do que a notícia (que soube há 2 dias) de que a Carmen já encontrou um dador compatível. As células do cordão umbilical de um dador estrangeiro vão ser utilizadas, assim que a pequenita estiver em condições de as receber. Não é garantia de cura, mas é um grande passo nesse sentido.

Só que falta ainda um dador para o Afonso, a Sofia, a Marta e tantos outros. Por isso há que continuar à procura. A família da Carmen, num acto de comovente altruísmo, continua a sua missão de divulgação desta causa, salvar vidas, e lançou um desafio ao país, o de entrar para o Guiness com o maior número de dadores de medula óssea. Seria um orgulho para Portugal e finalmente existiria um recorde com sentido.

Bora lá?

1 comentário:

  1. é bom falar de todos os assuntos...
    as pessoas devem ir-se informando e cultivando
    com este blog ensinaste muitas mentes a ultrapassar preconceitos e ideias mal formadas....
    continuas a ser uma verdadeira lutadora
    fazes a diferença nas coisas mais pequenas
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.