domingo, 4 de julho de 2010

O prometido é devido

Estava aqui na limpeza da m/ caixa de correio, que está cheiinha de lixo, quando decidi procurar este e.mail, que decidi partilhar, enviado a amigos e colegas no dia 14 de Julho de 2009, naquele que foi o verdadeiro mês horribilis da minha vida.

Passado 1 ano, é com alegria que posso dizer que o prometido é devido. Dei cabo do bicho. Agora é só não abrir brechas.

Boa noite,

cá vai a actualização do m/ Boletim Clínico.

Desculpem ser um e.mail colectivo, mas assim torna-se mais fácil.

Como algumas de vocês já sabem, começo a fazer quimioterapia na 2.ª feira. O gânglio que tirei é um linfoma de HodjKin (não tenho a certeza se se escreve assim). Os possíveis efeitos secundários são todos aqueles que nós sabemos. Posso tê-los todos ou só alguns, em maior ou menor escala. Não vale a pena especular, logo saberemos.

Hoje fiz mais um exame e amanhã faço outro para saber se o bicho está nó na axila ou resolveu passear-se por outros sítios.

A ideia do que me espera não é fácil, como devem imaginar. No entanto, como mãe, esposa, filha, irmã, neta, prima, amiga e colega de trabalho, tenho obrigação de ultrapassar isto tudo.

Por isso vos peço, se alguém tem de chorar, sou eu. Sei que ficam tristes e que a situação é constrangedora, por vezes, mas preciso da V/ força e não de saber que vos perturbo.

Agradeço a oferta para me acompanharem aos tratamentos. O meu super marido, e melhor amigo, vai tentar ir sempre comigo. Contudo, se necessitar sei que tenho muita gente disponível. É muito bom saber isso.

A quem conhece os meus avós, peço que não comentem. Tenho tentado resguardá-los disto tudo mas agora terei de abrir o jogo. Quero que saibam por mim.

No meio disto tudo, a m/ desdentada está linda e saudável. vai é ficar s/ o leitinho da mãe mas é por uma boa causa.

Não vou dizer q estou ´óptima pq não é verdade, mas também não estou assim tão mal :)))


Um grande beijinho

PS Não se assustem c/ eventuais boatos (é normal q surjam). qq coisa telefonem

Um beijinho grande e obrigada pela v/amizade"

Susana

14 comentários:

  1. Um ano depois, a vida está aí e tu também!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  2. Vitória vitória... acabou-se a estória...
    pirlimpimpim... chegou ao fim (por hora)!

    Já estamos numa nova etapa, mas fazes bem rebuscar no baú das recordações, já viste o caminho que percorreste?

    Admiro-te muito!
    Bjokas

    ResponderEliminar
  3. Parece que foi ontem! Apesar de tudo o que passaste,da angústia que te acompanhou em todos os momentos, pela incerteza, sempre acreditámos que tudo se iria resolver.Agora é tempo de comemorar e agradecer àquele que tudo dá e tudo pode por esta benção! Quando marcamos a eucaristia de acção de graças? Talvez em Setembro? Beijos JQ

    ResponderEliminar
  4. Queria comentar este post, mas, de vez em quando, acho difícil escrever, sem recorrer a lugares-comuns, e é o caso!
    Mas tenho mesmo de "falar".
    Como mãe, sou suspeita na avaliação que possa fazer de ti, enquanto paciente do I.P.O., sujeita a sessões de químio e outras tropelias. Mas encaraste o "touro" de frente, serena, como sempre, dando-nos forças a todos nós, família mais directa, amigos, colegas e até a anónimos, que, por qualquer acaso quis o destino se cruzassem contigo e com o teu problema de saúde! És um exemplo de força e de determinação, de quem nos orgulhamos.
    bjs
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana
    Gostei que tivesses partilhado este email,só por aqui se vê a tua Força-
    Continua assim Menina ...Mulher Corajosa e Vencedora.
    Muitos beijinhos.


    Susana Desculpa mas vou deixar aqui
    um recadinho para a tua Mãe.

    Libania não consigo deixar comentario nos teus blogues,não sei que se passa amiga,mas quero dizer que agradeço as tuas visitas ao meu e desejar-te uma óptima semana.
    Parabéns pela linda familia que tens e por esta menina tão valente.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Minha linda

    Lembro-me tão bem deste post e do nó na garganta com que fiquei quando acabei de o ler. Como sabes, e apesar de ser da área da comunicação, nunca tive muito jeito para falar em situações complexas como esta. Por isso, muitas vezes posso ter parecido fria por não te dizer nada e evitar falar sobre a doença.

    Mas quero que saibas que sempre acreditei que ias vencer esse obstáculo. És o meu orgulho. Demonstraste sempre uma força inimaginável e, por incrível que pareça foste tu que, muitas vezes, nos transmitiste força e ânimo, quando deveria ter sido ao contrário.

    Ultrapassada esta fase, está na hora de viveres a vida ao máximo e aproveitares cada minuto. Lembra-te que tens um motivo mais do que suficiente para veres o futuro com um sorriso nos lábios: a Princesa Leonor :)

    Eu, esteja onde estiver, vou torcer sempre por ti.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá Susana. Mais uma vez, tão perto e tão longe. Parece que hoje é dia de partilha. Também eu decidi partilhar o meu dia de hà quatro anos, quando me retiraram o malfadado.
    Estamos aqui para contar e ajudar quem quiser aceitar a ajuda e dar a maior força.
    Vou precisar de ti, para que possa ajudar um amigo da minha filha aquem lhe foi detectado um linfoma. Ainda não se sabe bem, pois a análise do gânglio não foi suficiente e vai-lhe ser retirado na totalidade esta semana.
    Está a estudar em Aveiro na área de saúde.
    Beijocas grandes e mal saiba mais alguma coisa eu digo.
    Cinda

    ResponderEliminar
  8. Estou aki meia entalada, o ke nao e, ou pelo menos não era mt comum em mim. e como não sai nada, pk estou emocionada (pela positiva), digo só o seguinte: gosto mt de ti, estiveste sempre no meu pensamento, e aprendi mt contigo! Tenho orgulho de ter estado parada contigo em plena ponte do Freixo, ke e como kem diz, tenho orgulho de ser tua amiga. Bjs gds!

    ResponderEliminar
  9. Olá alegria, assim como a Tia Eva também me recordo muito bem do mail que mandaste, também fiquei com um nó na garganta e sei que levei muito tempo até conseguir falar contigo, tinha muita vontade de o fazer mas tinha medo de não o fazer da melhor maneira... mas tu cada dia que passava me surprendias com a tua coragem e força de menina aparentemente fragil.mas enganei-me a fragil aqui era eu, que não estava a conseguir ligar a uma amiga nem que fosse só para dizer " olá alegria, como está a minha amiga".
    És um grande exemplo de força e coragem, que jamais esquecerei.

    É verdade, não me esqueci da festa, como a Joana disse temos que fazer uma festa de acção de graças seguido de um comvivio daqueles cheios de surpresas e animação.

    beijinho grande
    Eugénia Maria

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pela força que tiveste/tens tido, é qualquer coisa de inevitável, ser forte e querer vencer o bicho a todo o custo. Ainda bem que conseguiste. E sei que vais continuar a conseguir! Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pelas vossas palavras.

    A minha reacção só foi assim porque todas vocês, cada uma à sua maneira, me deu força. Acreditem, foram decisivas nesta luta.

    Quanto à festa e Eucaristia de Acção de Graças, penso que Setembro seria boa altura. Temos de combinar. Afinal Deus não pode ser lembrado só na hora do aperto.

    Beijinhos e obrigada a todas.

    ResponderEliminar
  12. Não se esqueça de pôr no blog com uns dias de antecedência o dia de acção de graças.Talvez se fôr perto da m/ residência eu possa estar na missa.Caso não, não esquecerei o momento. Admiro essa certeza que tem ...... .Gostaria de sentir o mesmo.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite, anónimo/a. Claro que coloco a data da Eucaristia. Será, quase de certeza, na Igreja do Carmo em Aveiro, onde o meu Grupo de Jovens reúne semanalmente.

    Onde mora?

    Obrigada pela visita

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Tu és uma Fonte de Energia, Coragem e Determinação...é uma alegria poder ser tua Amiga...bj

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.