domingo, 21 de junho de 2020

Na hora do adeus ao estádio Mário Duarte

Durante anos não falhei um jogo do Beira Mar no estádio Mário Duarte e acompanhei a equipa em muitos dos jogos na zona norte. Vila da Feira (sou desse tempo), Vila das Aves, Santo Tirso, Moreira de Cónegos, Porto (Boavista, Salgueiros), Póvoa do Varzim, Paços de Ferreira (...).
Tantas e tantas tardes de domingo, passadas com o meu pai. A rezar para que não desistisse de sair de casa nos dias de chuva intensa em que, sabíamos, o relvado ia estar um autêntico lamaçal ou que não decidisse regressar por achar o preço dos bilhetes muito caro.
Tantas e tantas memórias. Do caderninho em que apontava os resultados dos vários jogos da jornada. Da vitória que era não descer de divisão. Da tristeza pela injustiça de algumas derrotas (como se alguma fosse justa para que perde). Do carrinho dos gelados. Dos cachorros quentes vendidos por jovens empreendedores. Da alegria de era (simplesmente) poder ir.
Com o tempo (e as decisões de alguns que a todos acabam por tocar) fui vendo o clube ir ao fundo. Ficar sem a casa de sempre. Mas também vi a força dos adeptos que (com tenacidade) voltaram a dar alguma cor ao velhinho estádio Mário Duarte, mesmo sabendo que o seu fim estava (há muito) anunciado. É assim a dedicação, movida pela eterna esperança de que o tal final seja (afinal) feliz.
Até que chegou a hora do adeus. A Direcção convidou os adeptos a fazer uma última visita e a levar uma recordação. 
E lá fui eu de máscara (como os tempos impõem) e lagriminha no olho à conta das 1001 memórias, dos Amigos lembrados, de tantas vidas lá vividas.
Fui e trouxe uma cadeira desbotada, em tempos amarela. Se precisava de uma cadeira para me lembrar do estádio Mário Duarte? Não, não precisava. O que lá vivi nunca me será tirado. 
Afinal tudo tem um fim. Novos dias virão e, naquele espaço, muitos ganharão nova vida já que servirá para ampliar o hospital. Parece-me um excelente destino para o Mário Duarte.
Ei avante rapaziada, ei avante sem parar. Ei avante, ei avante. Beira Mar, Beira Mar, Beira Mar!







Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.