segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

E se for cancro?

Estava a comentar com a cria mais nova que provavelmente iria precisar de trocar de almofada pois acordo cheia de dores no pescoço, quando ela disparou a pergunta a frio. E se for cancro?

Recebi a pergunta como se tivesse levado um soco no estômago mas rapidamente me recompus. Calmamente, respondi que era normal ter dores no pescoço e muita gente as tinha.

A pequena não se contentou com a resposta e perguntou “mas o cancro pode voltar?”. Respondi-lhe calmamente mas com verdade. Por vezes o cancro volta mas eu sou acompanhada regularmente pelos médicos e ela não precisa de estar preocupada.

Este episódio veio relembrar-me quão atentas, perspicazes e sensíveis são as crianças e acima de tudo a importância de lhes falar a verdade. Podemos pensar que as protegemos ao tentar ocultar certos temas mas é um grande engano. Elas apercebem-se de tudo e o pior que lhes podemos fazer é tentar tapar o céu com a peneira. As crianças precisam e merecem que sejamos verdadeiros.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

Desta vez sim, estou livre do IPO

 Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta...