sábado, 9 de janeiro de 2021

Mãe, porque é que chamar cigano a alguém é um insulto?

 Uma noite destas, a minha mais nova saiu-se com esta dúvida. Porque é que chamar cigano a alguém é um insulto?

A pequena tem uma colega cigana desde o primeiro ano   e nunca viu nada nela que a torne diferente dos outros colegas.

Mas é também uma menina atenta ao mundo e, presentemente, aos debates entre os candidatos presidenciais.

Daí a sua surpresa. A sua colega cigana é uma menina como as outras. Porque é que chamar cigano a uma pessoa que não o seja é insulto.

À conta de um sr. candidato, a minha filha foi apresentada ao preconceito. O preconceito não nasce com as pessoas. É-lhes incutido. 

Generalizar sem olhar para o indivíduo é do mais perigoso que há. Fomentar essa ideia de generalização e, consequentemente o preconceito, é criminoso.

É isto vindo de quem se diz católico ganha contornos ainda mais chocantes.

Preocupa-me o crescimento de garotos espelho de Trump, esse mesmo que foi eleito democraticamente com os resultados que conhecemos.

Conforta-me o facto das minhas filhas, sem que em nada as influenciarmos, já terem tirado a pinta à personagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.