segunda-feira, 8 de março de 2021

Sobre o dia internacional da mulher e a Ana dos cabelos ruivos

 Como sabem, não sou muito dada a dias temáticos mas confesso que este ano o dia internacional da mulher me deixou pensativa e muito por causa da Ana dos cabelos ruivos. 

Explicando melhor. Terminei há dias de ver na Netflix a terceira temporada da série “Ana com A”, baseada no romance que será a minha próxima leitura de cabeceira.

Lembrava-me de gostar muito de ver os desenhos animados em miúda mas só agora, já crescida, percebi a profundidade dos temas que aborda. A pequena e irrequieta órfã dos cabelos ruivos era uma defensora de grandes causas. Igualdade de género, igualdade racial, igualdade social. Igualdade, igualdade, igualdade.

E porque é que a série de me marcou tanto? Acima de tudo por me fazer ver que os principais problemas abordados, vividos no século XIX, se mantêm de uma actualidade preocupante.

O ser humano foi evoluindo, começou por caminhar erecto e foi desenvolvendo aptidões, tecnologias e afins, mas a verdade é que cultural e socialmente continua muito atrasado.

Há muito fogo de vista mas os problemas de fundo do Homem enquanto ser relacional continuam bem enraizados.

Se puderem vejam a série e digam o que sentiram.

Ah, e para os mais (des)crentes deixem-me dizer que nem o bullying é coisa da actualmente.

Em todo o caso continuo crente.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.