quarta-feira, 2 de março de 2022

Como podemos ajudar a Ucrânia?

Temos assistido a uma mobilização espectacular da sociedade civil com 1001 iniciativas de recolha de bens para ajudar a Ucrânia e essas ajudam a dar resposta às necessidades de bens materiais. Ao mesmo tempo porém, vão-nos chegando notícias do bullying que muitos russos vão sentindo em todo o mundo.

Perante esta realidade só me ocorre perguntar a quem tem este tipo de comportamento se não tem pais, tios, amigos ou meros conhecidos que tenham sido obrigados a combater na guerra colonial (para dar um exemplo bem próximo de nós) a . Se essas pessoas o fizeram por acreditar na causa. Se (apesar do privilégio que é viver em democracia) se revêem sempre nas decisões dos seus governos.

Confundir o povo russo com o sistema russo é uma forma de violência. Instigar o ódio perpetua sentimentos que em nada contribuem para a paz que todos dizemos defender. Ajudar a Ucrânia (o mundo todo na verdade) passa por não nos esquecermos desta verdade, sendo dela exemplo para graúdos e miúdos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

Desta vez sim, estou livre do IPO

 Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta...