sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Serviço à mesa no Macdonald´s (experiência tétrica)

Ontem lá fiz a vontade à Tita e, depois da consulta, levei-a ao Macdonald´s onde vivenciei a tétrica experiência de ser cobaia da implementação de um novo (pelo menos para mim que ando pouco por esse mundo) paradigma - o atendimento à mesa.


Basicamente, assim que entra, o cliente é abalroado por um dos 500 funcionários que andam os encaminham para um ecran táctil onde se faz a encomenda. Seguidamente, é empurrado para o balcão onde efectua o pagamento e depois para a mesa onde o pedido chega quase antes de ter oportunidade de se sentar.


Enquanto come, é constantemente abordado por um dos funcionários  que, com simpatia exarcebada, questiona insistentemente se está tudo bem e lembra que se quiser ou café ou qualquer outra coisa basta levantar o dedo.


Atrás do balcão, amontoam-se outros tantos funcionários stressados a rezingar entre eles e com os outros que estão a direccionar os clientes.


Ao lado do balcão, um casal não identificado que (pela postura) aparenta ser o dono da loja e supervisiona a performance dos colaboradores, trocando impressões sobre a conversa tida com cada cliente assim que o mesmo vira as costas.


Enfim, uma coisa indescritível.


Num tom mais sério já que, apesar de descrição ser real,está naturalmente caricaturizada, devo dizer que o novo serviço não me convence.


Claro que deu para perceber (e ouvir) ser somente o 2.º dia de implementação o que leva a falhas, mais do que naturais, e a afinações necessárias.


Incomodou-me sobretudo a artificialidade e excesso de atenção dada pelos colaboradores devida, muito provavelmente, à marcação cerrada dos superiores (literalmente ao alto,  a pressionar os funcionários).


Valeu pela Tita, que se lambuzou toda alheia a estas coisas que os adultos inventam.


Seja como for, e em minha opinião, o serviço (por bem intencionado que seja) descaracteriza o que se espera de um restaurante de fast food. Não fiquei fã.



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