Li há dias que o Alzheimer é uma doença da família.
Nada mais verdadeiro. Não será só o Alzheimer, é certo, pois numa família a sério todas as dores são partilhadas. Mas o Alzheimer é-o particularmente, pela exigência em termos psicológicos.
Não é fácil lidar com quem começa a perder as faculdades mentais, especialmente quando esse alguém é uma pessoa que amamos e cuidou de nós a vida toda, com uma energia que julgávamos inesgotável.
Pois bem, toda a energia tem fim. O Alzheimer não tem cura, ponto final. Pode ser controlado, dentro do possível, mas não tem cura.
Aceitar esta realidade é duro, mas creio que é o primeiro passo para que os cuidadores consigam exercer a árdua tarefa da criar qualidade de vida ao paciente.
O Alzheimer bateu à porta da minha família e temos mais um grande teste pela frente. Estou certa que o iremos superar, sendo certo que superar não significa vencer.
Superar o Alzheimer será retribuir, com muita paciência, o Amor que sempre recebemos e reforçar a união que sempre nos caracterizou.
Como também li, os pacientes de Alzheimer perdem a memória (em especial a recente) mas não os sentimentos.
Contamos, por isso, com o sorriso terapêutico da Tita, que tem feito milagres.
Os tempos que se avizinham serão duros, mas não deixaremos que a doença seja mais forte que a nossa capacidade de amar. E é só isso que importa, no momento, amar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Desta vez sim, estou livre do IPO
Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta...
-
Prometeram-me filhós, que na minha terra são bilharacos, aos quais outros chamam sonhos. Uma confusão total, esta dos doces de natal, que m...
-
Fiquei hoje a saber que a petição contra o abate do cão Zico (aquele que há dias atacou um bebé de 18 meses que acabou por falecer) tem já 1...
-
Como não sou grande conhecedora de peixes, quis certificar-me que iria comprar perca no mercado. Perguntei à peixeira que peixe era aquele...
tens razão, a Tita tem sido uma verdadeira terapeuta, neste caso em concreto!
ResponderEliminarQuerida, um beijinho muito grande.
ResponderEliminarÉ de facto mais um desafio que vão ter de ultrapassar.
Um beijinho muito grande. Muita força! Que o amor vença sempre e que a tua querida Tita e a Mana iluminem a família com os seus sorrisos lindos.
ResponderEliminarMuita força! Um beijinho muito grande.
ResponderEliminar