quinta-feira, 16 de março de 2017

PROGRAMA "ESTOU AQUI ADULTOS" - importante para quem cuida de idosos


A PSP criou, em parceria com várias entidades, o programa "Estou Aqui Adultos" dirigido a pessoas adultas que, em função da idade ou devido a patologia possam ficar desorientadas, ainda que momentaneamente.

O projecto, e reproduzo a informação constante do site da PSP, foi pensado para proteger e dar apoio a quaisquer adultos que possam vir a ser encontrados na via pública em estado de especial vulnerabilidade, permitindo a sua correcta identificação e o contato célere com um familiar.

Basicamente consiste numa pulseira, semelhante à já disponibilizada para as crianças, que o idoso pode utilizar e da qual constará o contacto de um familiar. Não é um dispositivo GPS mas ajudará que quem se depare com alguém que esteja perdido possa contactar de imediato um familiar.

Quem lida com idosos portadores de Alzheimer percebe a importância deste projecto. Acreditem que, apesar de todos os cuidados que os familiares possam ter, há momentos em que conseguem desaparecer.

E acreditem também que os momentos de procura são causadores da maior angústia que se pode sentir.

Infelizmente os dispositivos com GPS que conheço, além de extremamente caros, são pouco práticos já que se tratam de peças que o idoso facilmente tirará. Isto se não se recusar a utilizar, que  uma das características do Alzheimer é precisamente a teimosia. Quando é não, é não e não há voltar a dar.

Por já ter sentido este problema na pele, não podia deixar de divulgar o projecto.

 Mais informações AQUI no site da PSP.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.