Esta semana recebi um telefonema de alguém muito preocupado e a precisar de desabafar pois um familiar acabava de ser diagnosticado com cancro.
Não tenho dúvidas de que perante um diagnóstico de cancro há sentimentos que são comuns a todos os envolvidos, sejam eles o paciente, os familiares ou os amigos. Medos, angústias, dúvidas. Mais do que isso não.
Cada caso é um caso e é essa a ideia que queria muito conseguir fazer passar e ver interiorizada não só por quem me telefonou mas também por tantos quantos acabam por se ver em situações semelhantes.
Cada luta é uma luta. A doença é única nas suas características, assim como cada corpo é único na sua reacção à doença. Não há comparações possíveis quanto àquilo que é a parte física. Ou melhor, até podem existir mas estão longe de ser matemáticas.
Deixem para a medicina o que é da medicina. Confiem nos excelentes profissionais que temos e na constante evolução da ciência. Questionem, procurem ajuda. Acima de tudo parem para respirar e permitam-se perceber a força incrível que existe em cada um de nós e se revela nos momentos em que não temos outra alternativa senão a de ir à luta.
O caminho é muito cansativo e duro mas é também uma fonte de aprendizagem e conquistas inimagináveis. E digo-o com conhecimento de causa como sabem.
Aqui deste lado continuo disponível para ouvir e poder partilhar a minha experiência no que diz respeito aos tais medos, angústias e dúvidas. Muitas pessoas houve que fizeram o mesmo comigo e (provavelmente sem o perceber) foram uma ajuda incrível. Quanto àquilo que está para além disso não vale a pena. Desculpem a repetição mas não há mesmo outra forma de o dizer - Diagnóstico de Cancro - cada caso é um caso.
Um beijinho grande a todos quantos estão na luta.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada por dar vida a este blog.