sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Vamos falar de mamas

 Aproveitando que a minha médica de família é uma querida no que à prescrição de exames diz respeito, fui fazer a minha primeira ecografia mamária.

A técnica que fez o exame à qual, estupidamente, não perguntei o nome, foi super profissional e começou logo por me dizer que as orientações internacionais mais recentes são as de que as mulheres deverão começar a fazer mamografias aos 45 anos e que (apesar dessas orientações ainda não estarem articuladas com o SNS) iria fazer essa mesma menção no relatório.

Quando soube que já fiz quimioterapia, perguntou também se na altura me tinham explicado que (por esse facto) tinha maior propensão para vir a desenvolver outro tipo de tumores. Ao explicar-me a diferença entre ecografia mamária e mamografia disse-me ainda que a maior parte dos cancros de mama são detectados nas mamografias.

E porque é que estou com esta conversa, sabendo que não sou médica e por isso não tenho (nem pretendo ter) legitimidade nenhuma para dizer a quem quer que seja que deve fazer este ou aquele exame médico? Só mesmo para alertar e levar a pensar na necessidade de estarmos atentos ao nosso corpinho.

Sou a pior paciente do mundo, aquela a quem o dermatologista e a nefrologista desistiram de receitar medicamentos por saber que (depois de devidamente aviados) ficariam esquecidos numa gaveta qualquer, mas quero ver se deixo de ser estúpida e não me desleixo nisto,  sendo certo que é grande o risco de tal acontecer (é difícil deixar de ser estúpida aos 45 anos), uma vez que os resultados da ecografia mamária indiciam que estará tudo bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...