terça-feira, 29 de setembro de 2009

Efeitos Colaterais

Antes de iniciar a quimio, estava com muito medo dos seus efeitos secundários, não do sofrimento que viesse a sentir mas da possibilidade de ficar tão debilitada que não pudesse cuidar da Leonor e acompanhá-la nos seus primeiros meses de vida. Sim, porque assim que soube que estava grávida todas as preocupações que pudesse ter comigo deixaram de existir.

Graças a Deus, tal não tem sucedido. Apesar de cansada e um pouco nauseada, tenho ficado sempre em condições de tratar dela e aí está, para mim, 99% da cura.

Só que toda esta situação de doença tem outros efeitos, os colaterais. Atinge, com maior ou menor intensidade, todos aqueles que me rodeiam e, acreditem, isso é bem mais doloroso do que qualquer quimio, biópsia ou implantação de cateter.

No início, ao ver o sofrimento que estava a provocar aos que me são mais próximos, bem como as alterações nas suas vidas (lá se foram as férias dos papás ao ar, por exemplo) sentia-me um pouco culpada (apesar de saber que não me entrei nesta história voluntariamente).

Penso já ter ultrapassado esse sentimento de culpa, mas claro que me entristece, em todo o caso, ver que as dores psicológicas são de tal forma fortes que atacam 3.ºs "sem dó nem piedade".

Uma forma de tentar minimizar certos efeitos colaterais foi ciar este blog. Mostrar a todos aqueles que têm medo de falar comigo, por não saber o que me dizer nem como vou reagir, que encarei a doença de frente e falo dela abertamente. Não precisam de ter medo :)

E, nesse sentido, tenho alcançado o objectivo. Têm sido várias as pessoas (ainda hoje recebi um e.mail da minha teclista preferida) que me têm confessado que, até verem o blog, não tinham tido coragem de falar comigo.

Consigo perceber essa reacção pois, feliz ou infelizmente, a maior parte das pessoas não está preparada para lidar com problemas graves e pensa que não vai conseguir ajudar.

Só posso dizer que chegando a hora e enfrentando o problema, a força aparece.Sempre me ensinaram que Deus não nos dá cargas maiores do que aquelas que podemos suportar e é a essa ideia que me tento agarrar nos momentos mais turbulentos.

No entanto, e apesar de ficar muito feliz com todas as manifestações de carinho, também é verdade que há pessoas "que ficavam melhor caladas" pois são tão desajeitadas no momento em que tentam transmitir ânimo que até fico parva.

Quantas vezes já dei por mim a "secar lágrimas" de pessoas que só de me ver começam a choramingar. E nem são os meus familiares directos e amigos chegados, são (salvas raras excepções) pessoas que mal me conhecem.

Sei que não é por mal, mas com essa reacção estão mesmo a chamar-me coitadinha e isso perturba-me.

Como diria o Presidente de todos nós "e repito", sei que não é por mal. Esta é que é uma das situações em que o difícil é agir normalmente.

Em todo o caso, continuo a achar que podiam evitar contar-me as histórias terríveis das vizinhas, "a quem caiu o cabelinho todo", "ficaram todas queimadinhas por causa da radio", "picaram o peitinho todo". Aqui, mais do que falta de jeito, já me parece falta de bom senso.

Enfim, lá estou eu a desviar-me (para não variar) do assunto que me leva a escrever hoje.

Fico contente por estar, com este blog, a alcançar o objectivo que acima referi mas, ao mesmo tempo, sei que não posso descurar o contacto pessoal.

E às vezes parece que me esqueço. Não sou só eu que tenho problemas e não posso cair na arrogâcia de, sequer, pensar que os meus problemas são maiores que os dos outros. problemas são problemas e quem os sente é que sabe.

Mas confesso que, com isto tudo,não estou a conseguir chegar a todo o lado.

Apesar de estar a "dar o litro", não estou a conseguir atacar todos os efeitos colaterais e sinto-me muito impotente.

7 comentários:

  1. Olá Susana!

    Não pude deixar de comentar este post pelo simples motivo de, eu também, já ter feito parte do grupo de pessoas que não sabia como falar contigo da tua situação. Chamo-lhe situação apesar de saber que falas abertamente sobre o que estás a passar.
    Quando falei contigo de forma clara sobre o tratamento, o que sentias...senti-me pequena diante de tão grande mulher!

    Serás vencedora desta batalha, a força que demonstras é invulgar. És um exemplo e estás a deixar um marco muito importante na vida de muitas pessoas.

    Mil beijinhos

    ResponderEliminar
  2. o Engenheiro é dos tais, ainda não comentou a obra que te incentivou a criar, este blog, pois não sabe o que dizer. Mas já me confidenciou o pacto que fizeram. É preciso ter coragem! Acredita que eu não sei se era capaz. Mas, olha, minha querida, continua com esta inspiração que acredito que serás um dia considerada uma grande escritora.O Engenheiro faz o prefácio e eu corrijo-lhe os erros.Ok? bjs e continua com essa força incrivel.
    SQ e JQ (manos)

    ResponderEliminar
  3. Amiga
    Há dias melhores do que outros...há pessoas mais sensatas do que outras...
    O importante é continuares a ser como és...sê feliz com os que amas.
    Perdoa os ignorantes....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Minha Linda
    Também eu no início não sabia bem o que dizer ou mesmo se querias que dissesse alguma coisa. Mas tu tens sido um exemplo de coragem e força para todos, o que tem tornado tudo bem mais simples.
    E não exijas tanto de ti. Tu já dás muito ... a muita gente.

    ResponderEliminar
  5. olá alegria,

    No inicio tambem não sabia o que dizer, falava contigo sobre tudo e adiava sempre o assunto,cheguei a sentir-me mal com isso, e dei por mim a perguntar-me: " como é que eu gostaria que me tratassem se fosse comigo?" Nem tudo o que parece é, o que parece ser forte normalmente é o mais fraco.
    Não me canso de dizer que tu me surprendes a cada dia que passa, es um exemplo de coragem e força para todos.

    beijinho grande
    Gena

    ResponderEliminar
  6. "Minha bruxa", como vês vim visitar o blog religiosamente :)

    Realmente há limites para muitas coisas, mas não para a estupidez humana... não tenho mais nada a dizer. Peço-te apenas para ignorares esses jumentos :)) ou "calinos", como o Gago Coutinho diz. Quando precisares de ajuda chama a mamã Lili que, com a sua fluência verbal, dons de ubiquidade e afins, os põe no seu devido lugar de certeza :D

    Culpa, não tens que sentir nenhuma. Os que te acompanham e apoiam, fazem-no voluntariamente e com "gosto"... não esqueças isso.

    Culpa, sente quem não pode sequer ir aí no Natal :(

    Beijinho sua luvas

    ResponderEliminar
  7. Joana girafa?!!! A minha menina está mesmo crescida e já sabe fazer humor sobre ela própria. Que orgulho.

    Beijos da luvetes

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.