quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tom & Jerry



Diz quem sabe, e quem sabe é mamãe, que o elemento genético dominante do nosso "feitiosinho" é Neves. E diz o papai, "eu vi logo, se fosse para me elogiar é que eu estranhava; ainda vão ter saudades minhas".

Talvez por isso sejamos, embora cada vez menos, como o Tom e o Jerry. Sempre às turras, a discutir sem saber porquê mas, no final, sempre juntas. Penso poder falar pelas 3, não vivemos umas sem as outras. Nem que seja para discutir um bocadinho :)

Susana, Dulce (Ana para os amigos) e Joana. Uma em terra, outra na água e a benjamin no ar. Curioso como o local onde exercemos as nossas profissões está de acordo com as nossas personalidades.

Não me recordo de como recebi a notícia do nascimento da Dulce. Não miúda, não foste adoptada, como dizia o outro. O teu cabelo loiro tem explicação, científica e plausível, nos nossos ascendentes. Eu é que só tinha 4 anos.

Mas lembro-me, como se fosse hoje, do dia em que soube que a Joana ia nascer. Foi o 1.º dos dias mais felizes da minha vida. Foi o momento em que começou a nascer o meu instinto maternal. Sim, que só me faltou dá-la à luz.

Ainda hoje estou para saber como é que os pais tiveram coragem para aturar 3 gajas. É certo que não tiveram grande escolha, duas de nós não foram propriamente programadas, mas convenhamos que não deve ter sido fácil.

Lindas, inteligentes, excelentes profissionais e com um génio levado da breca, são assim as minhas manas.

Qual embaixatriz de Portugal, a "minguinhas" mete o Figo a um canto, tão longe tem levado o nome de Portugal no mundo. Já o meu "calcanhar de Aquiles", que pediu uma semana de licença sem vencimento para vir da Suécia e acompanhar-me a uma das sessões de quimio, é um poço de determinação e ideias próprias.

Foi sempre uma casa cheia, até que cada uma de nós começou a ganhar asas e saiu do ninho. Parece mentira, mas às vezes tenho saudades, suas bruxas.

Termino com uma "pérola" que encontrei agora no fundo de uma gaveta e data de 1994 (mais coisa menos coisa).

"Minguinha" fofa:

Não te trocava por um "poker" embora sejas bem mais nojenta que uma barata. A propósito, já te disse qual é a diferença entre ti e uma barata?


E a resposta:

Susana Alice Besta Matos Neves


Tu és a besta mais repugnante, viscosa e nojenta que Deus pôs ao cimo da terra.

E digam lá se não é lindo o amor fraternal.

6 comentários:

  1. parece os diálogos entre eu e as minhas 2 irmãs, sempre tão meigos....

    Mas o que interessa é que quando é preciso elas estão lá.

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Este post está fantástico.
    Como a minha Neves sabe, os meus papás também tiveram a felicidade de ter três filhas, e já contam com duas netas (é uma casa de mulheres, onde a animação e as guerrilhas são uma constante).
    Estas histórias fazem-me lembrar alguns capítulos da minha infância bem engraçados. A minha irmã mais velha quando soube que ia ter uma irmã, ameaçou atirar-me a um poço (ainda hoje tenho medo desses buracos fundos). Deve ter sido por isso que um belo dia lhe dei uma mordidela nas costas que a fez gritar de uma maneira que se ouviu no nosso bairro todo. Tirando isso levávamos porrada algumas vezes por estarmos sempre aos pontapés debaixo da mesa enquanto jantávamos e aqui a mais nova também já entrava. Como essa já veio alguns anos depois, sempre foi mimada por todos. E ainda hoje é, embora tenha um génio tramado.
    Susana, somos umas sortudas por termos sempre a casa cheia, há sempre tema de conversa, gargalhadas e histórias para contar.

    ResponderEliminar
  3. Olá susana!! Sou a Teresa Silva. Só cá vim para te dizer que do pouco que tive oportunidade de conhecer de ti não te conhecia a faceta vencedora ;)) mas agora entendo-a : é que és de signo TOURO...just like me (se é que me faço entender). Amiga (se é que te posso chamar assim..) força vais conseguir. E pensa que dos fracos nao reza a historia e nós mulheres temos sempre uma força maior que nos arranca do fundo do poço as vezes que for preciso: os nossos filhos! Sempre que precisares apita..Beijos para ti e para a tua filhota...
    P.S.: já pensaste em escrever um livro?? gostei da tua escrita :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post :)
    Quase me vinham as lágrimas aos olhos..mais uma coisa em comum, a pieguice :)
    Obrigada pelos elogios, eu nem tenho palavras para dizer tudo o que penso de ti, e tu sabes...
    Beijinho e até Segunda-Feira
    Du

    P.S. A Leonor é mais parecida COMIGO!

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresa.

    Bem vinda.

    Essa do livro ... qualquer dia acredito. Depois aturem-me

    Beijinhos aos 3

    ResponderEliminar
  6. Calcanhar de Aquiles8 de outubro de 2009 às 18:31

    Olá Luvas,

    Confesso que só li o "post" hoje :( é que ainda não recebo as notificações em mail, e tb não tenho navegado muito, como diz a Jessica.

    É uma honra estar representada aqui e gosto imenso dessa foto :)

    Quanto a licenças sem vencimento, sempre que queiras - e que me deixem!

    Não sei bem porquê mas gosto de ti, sua luva Luvetes.

    Beijinho

    P.S.: Escreves bem, de facto. E tens a disciplina de actualizar e de pensar em novos temas, o que é importante. Pensa no assunto... Para mim já não há remédio, considerando o acentuado declínio do meu Português, e seria um grande orgulho ter uma escritora na família.

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.