quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O Quarto Rei Mago

"Todos conhecemos os três Reis Magos. Mas nem todos sabemos a história de Artabanm o quarto mago, que passou a vida à procura de Jesus e só O encontrou quando Ele estava a ser crucuficado.

É uma história que nos revela uma criatura cheia de bondade que também viu a estrela brilhar sobre Belém, mas sempre chegava atrasado aos lugares onde Jesus poderia estar, porque encontrava pobres e miseráveis a precisar da sua ajuda.

Primeiro desencontrou-se de Melchior, Gaspar e Baltasar, porque lhe apreceu um homem meio morto no caminho, a quem o coração lhe pediu para ajudar.

Chegado a Belém teve de comprar a vida de uma criança que estava para ser assassinada, àsordens de Herodes, dando ao soldado que a encontrara uma das pérolas que levava para oferecer ao Menino Jesus.

Sabendo que José e Maria tinham fugido para o Egipto, pôs-se a caminho mas, quando chegou, Jesus já havia regressado a Nazaré. Quis ir lá adorá-Lo mas um escravo ia ser levado à força para as galés e Artaban achou que era melhor oferecer-se para esse trabalho.

depois de trinta anos de eabalhos forçados chega a Jerusalém. É tarde demais, o Menino já se transformou em Homem e está a ser crucificado.

Artaban havia comprado pérolas para oferecer a Cristo, mas precisou vendê-las quase todas para ajudar as pessoas que encontrou no seu caminho.

Sobrou apenas uma pérola - e o Rei Mago pensa com ela comprar a libertação de Jesus. Mas encontra uma mulher aflita a ser levada por uns homens. E salvou-a, oferecendo uma pérola aos atacantes.

Agora já nada mais pode fazer. Nem uma pérola lhe resta para resgatar Jesus.

- Falhei a missão da minha vida - pensa o Rei Mago.

Mas neste momento, escuta uma voz: - Ao contrário do que pensas, tu estiveste comigo durante toda a toda a vida. eu estava a morrer e Tu me resgataste. Tu Me livraste da morte quando acudiste àquelas pessoas necessitadas. A tua caridade para com os pobrezinhos foi a melhor pérola que Me podias dar. Serás recompensado por tantos gestos de Amor!.

É provável que esta história não passe de lenda. Mas revela-nos que todos podemos ser Reis Mgos se vivermos em caridade para com os irmãos necessitados."
(Henry Van Dyke)

Aos crentes e aos não crentes, ofereço esta mensagem, retirada da revista Cruzada do mês de Dezembro.

1 comentário:

  1. Olá Susana (parceira dos DL's)
    Gostei muito da tua mensagem e obrigado pela parte que me toca na tua dedicatória.
    Não sou praticante, nem mesmo posso dizer que seja crente. Acredito na bondade, na honestidade, na solidariedade e penso que isso é ser crente pois tento o mais possível ser aquilo em que acredito mas, não fico parada a ver se o fui....vou vivendo, o melhor que posso e sei para mim e para os que me rodeiam.
    Um beijinho grande
    TeresaM

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.