segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Psicologia

Caso não tivesse optado pelo curso de Direito, o de Psicologia seria certamente a minha escolha.

Acho fascinante perceber o motivo de certas reacções individuais ou colectivas e a melhor forma de lidar com elas (seja com as nossas, seja com as de quem nos rodeia).

Gostava, por exemplo, de saber porque é que a humanidade (na qual me incluo, pois claro) se pela por ver os deslizes e fragilidades do seu semelhante.

Ontem à noite estava a ver o Ídolos, enquanto teclava com uma grande Amiga que certamente se virá aqui acusar, e diz-me ela "vista a queda do Pedro Abrunhosa?". E eu, não, quando foi?!!!. estava distraída com o PC, mas amanhã já vou ver ao youtube, respondi automaticamente.

E hoje de manhã lá fui, claro e claro que o que não falta são videos com a queda e dezenas de comentários. Coisas de quem não tem que fazer, ou não.

Ver a queda não me alegrou nem entristeceu, são coisas que acontecem. Todos nós já caímos. Então porquê o interesse? Isto deixa-me a pensar, especialmente porque o nosso voyeurismo não se resume, em regra, a quedas.

Algum psicólogo aí desse lado que me ajude a perceber o fenómeno?

2 comentários:

  1. Confesso.
    Fui eu que perguntei à nossa Neves se ela tinha visto a queda do Pedro Abrunhosa :). E realmente como foi numa fracção de segundos e não deu para ver lá muito bem, hoje também já espreitei o youtube para ver melhor.
    É uma vergonha, eu sei, até porque eu também já cai tantas vezes e não ia achar piada se soubesse que alguém se divertia a ver. Mas a raça humana é mesmo assim. Vai-se lá saber porquê.
    Ainda bem que quando eu cai e parti o pé não estava ninguém por perto... penso eu de que :).

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu não sou psicóloga, nem licenciada em qualquer área, mas estou convicta de que, quando vemos as fragilidades dos outros, sublimanos as nossas.
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.