Caso não tivesse optado pelo curso de Direito, o de Psicologia seria certamente a minha escolha.
Acho fascinante perceber o motivo de certas reacções individuais ou colectivas e a melhor forma de lidar com elas (seja com as nossas, seja com as de quem nos rodeia).
Gostava, por exemplo, de saber porque é que a humanidade (na qual me incluo, pois claro) se pela por ver os deslizes e fragilidades do seu semelhante.
Ontem à noite estava a ver o Ídolos, enquanto teclava com uma grande Amiga que certamente se virá aqui acusar, e diz-me ela "vista a queda do Pedro Abrunhosa?". E eu, não, quando foi?!!!. estava distraída com o PC, mas amanhã já vou ver ao youtube, respondi automaticamente.
E hoje de manhã lá fui, claro e claro que o que não falta são videos com a queda e dezenas de comentários. Coisas de quem não tem que fazer, ou não.
Ver a queda não me alegrou nem entristeceu, são coisas que acontecem. Todos nós já caímos. Então porquê o interesse? Isto deixa-me a pensar, especialmente porque o nosso voyeurismo não se resume, em regra, a quedas.
Algum psicólogo aí desse lado que me ajude a perceber o fenómeno?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Desta vez sim, estou livre do IPO
Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta...
-
Prometeram-me filhós, que na minha terra são bilharacos, aos quais outros chamam sonhos. Uma confusão total, esta dos doces de natal, que m...
-
Fiquei hoje a saber que a petição contra o abate do cão Zico (aquele que há dias atacou um bebé de 18 meses que acabou por falecer) tem já 1...
-
Como não sou grande conhecedora de peixes, quis certificar-me que iria comprar perca no mercado. Perguntei à peixeira que peixe era aquele...
Confesso.
ResponderEliminarFui eu que perguntei à nossa Neves se ela tinha visto a queda do Pedro Abrunhosa :). E realmente como foi numa fracção de segundos e não deu para ver lá muito bem, hoje também já espreitei o youtube para ver melhor.
É uma vergonha, eu sei, até porque eu também já cai tantas vezes e não ia achar piada se soubesse que alguém se divertia a ver. Mas a raça humana é mesmo assim. Vai-se lá saber porquê.
Ainda bem que quando eu cai e parti o pé não estava ninguém por perto... penso eu de que :).
Bem, eu não sou psicóloga, nem licenciada em qualquer área, mas estou convicta de que, quando vemos as fragilidades dos outros, sublimanos as nossas.
ResponderEliminarbjs