terça-feira, 23 de março de 2010

Saudade

Tinha decidido que iria escrever este post no dia 13 de Abril, data em que faz 3 anos que o meu tio, e padrinho, se cansou de dar luta ao cancro que o foi consumindo durante dois longos e penosos anos.

Era para colocar uma foto, já escolhida, mas que ainda não tive tempo de digitalizar.

Mas a experiência que vivi hoje, quando saía do trabalho, alterou-me os planos.

Muitas vezes, após o seu falecimento, tive o impulso de pegar no telemóvel para lhe mandar mensagens a contar novidades da minha vida. Muitas vezes "vi" o carro dele, à hora do almoço, estacionado em frente à casa da minha avó, muitas vezes o "vi" ao olhar para o meu avô (com quem encontro, agora, tantas parecenças).

Muitas vezes me pareceu senti-lo a olhar para mim, numa altura em que me entreguei a um projecto que, penso, não aprovava.

Muitas vezes o "vi" em homens que passavam por mim na rua. Já não me acontecia há muito, mas tornou a acontecer hoje e foi tão real que tive o impulso de travar o carro, para parar e ir ter com ele.

Não é que a saudade tenha voltado, porque nunca se foi, mas hoje sinto-a de forma especial e dolorosa.

O meu padrinho tinha um feitio muito complicado, era independente e extremamente fechado. Muitas vezes bruto, na maneira de se expressar, mas tínhamos uma ligação muito forte.

Deu-me, acima de tudo, um exemplo de perseverança e verticalidade na forma como lutou ccontra a doença, que tanto o fez sofrer.

Posso atribuir-lhe a maior parte da força que encontrei, para enfrentar a minha e um dia poder dizer (como direi) "estou curada".

Foi nele que pensei, quando recebi a notícia da minha doença. Na tristeza que iria sentir, pois sei que onde esteja está a acompanhar a minha vida. Nos meus avós que já tiveram a infelicidade de viver algo tão anti-natural como a morte de um filho.

E é ao seu exemplo, e ao da minha mãe, que devo a certeza de que vou vencer.

Dói-me, no entanto, o não ter a certeza de o ter acompanhado tanto, quanto poderia. E essa ideia acompanhou-se em cada sessão de quimio. Tentei acompanhar, não me deixou por orgulho talvez, mas se calhar também não consegui chegar até ele, pois bem vi, nos seus olhos, o conforto que sentiu, cada vez que fui atrás, às escondidas e sem autorização.

Como não há mais nada que possa fazer, resta-me não o desiludir e não voltar a guardar elogios a quem são devidos.

6 comentários:

  1. revejo-me em quase tudo o que escreveste neste post em relaçao ao teu tio e padrinho, e meu irmao.
    As saudades em lugar de diminuirem, aumentam!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Querida Susana, nunca passei por uma situação assim, como tal acho que não estou habilitada a saber ao certo o que sentes, mas as tuas palavras emocionaram-me e deixam que pensar.
    Um grande beijinho.
    Como vai a nossa pequenita?
    TeresaP

    ResponderEliminar
  3. ola Susana
    confesso que me emocionei ao ler este relato tão cheio de carinho para com o familiar que já se foi levado pela maldita doença, a morte é sempre triste, não fomos feitos para morrer, por isso nos custa imenso aceitá-la.
    Esteja ele onde estiver certamente se orgulhará de ti porque lutaste e sairás vencedora desta luta, aliás eu costumo dizer que já "vencemos", pelo menos a mais dificil das batalhas, agora é entregar nas mãos de Deus.
    Obrigado por partilhares esta história de vida tão real dolorida mas que serve para nos fortalecer ainda mais nesta nossa caminhada.
    Que a felicidade faça parte do teu dia a dia
    beijinhos
    Maguie
    ..

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Maguie e Teresa, pelas vossas palavras.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que memorial mais bonito. Que seja como digas - que ele ainda esteja a observar e que a sua batalha não tenha sido em vão porque te inspirou...

    beijinho

    ResponderEliminar
  6. OLÁ, OLÁ,sabes amiga esta história de vermos as pessoas de que tanto gostamos é a saudade a falar por si, comigo em relação ao AVÔ acontece mais ou menos o mesmo , mas acredita que tanto um como o outro estão a proteger nos e a cuidar de todos aqueles que mais gostamos, bjsss grandes

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...