domingo, 12 de setembro de 2010

360 graus

Hoje lembrei-me de ir ver em que dia tinha iniciado este blog. Sabia que tinha sido em Setembro, mas não me lembrava do dia.

Foi no dia 10 de Setembro de 2009 que resolvi aventurar-me na blogosfera, com o objectivo de ir partilhando a minha história de luta contra o cancro e, claro, receber alento de quem por aqui fosse passando.

Até àquele momento, ia enviando aos Amigos e.mails a que chamava Actualização do Boletim Clínico.

Passado que está 1 ano, resolvi fazer um resumo da minha experiência pois sei que, diariamente, há pessoas que chegam a este blog em busca de perguntas, tal como eu fiz quando soube que iria iniciar a quimioterapia. Não vou ser rigorosa nas datas, porque a minha memória de andorinha não o permite nem isso é essencial. Nem sequer vou fazer referência à parte psicológica, pois vou-o fazendo quase diariamente.

Queria só deixar bem claro que cada caso é um caso e cancro não é sinónimo de pena de morte.

Às 19 semanas de gravidez foi-me diagnosticado um linfoma cuja "raça" ficará para sempre desconhecida visto que a biópsia não foi conlusiva. Fui, de imediato, encaminhada para o IPO do Porto onde removeram a lesão com anestesia local e decidiram vigiar-me até final da gravidez.

Segundo me disse o dermatologista tinham 99, 9999% de certeza que o problema teria ficado resolvido, mas para chegarem aos 100% teriam de fazer certos exames, o que só seria possível após a Leonor nascer.

A Leonor nasceu de parto normal, a 13 de Maio, data prevista e forte como o TOURO, que é.

Tinha ela 15 dias quando retomei as minhas visitas ao IPO, para iniciar os tais exames. A médica palpou-me logo um gânglio axilar e mandou-me fazer biópsia.

Resultado Linfoma de Hodgkin - estava explicada aquela comichão insuportável que fazia com que me coçasse noite e dia.

Prescrição - 2 ciclos (4 sessões de quimio) e depois radioterapia.

Entretanto fiz um PET que mostrou que o meu Linfoma era estadio IV, ou seja andava a passear-se por várias partes do corpo.

Nova prescrição - 4 ciclos (12 sessões) de quimio; a radio deixou da ser hipótese por o bicho não estava locaclizado.

Após 2 ciclos de quimio, novo PET e o resultado não podia ser melhor. Estava limpinho. Em todo o caso tive de seguir o protocolo até ao fim.

Reagi sempre muito bem à quimio. Tinha enjoos, um sabor horrível na boca, que só desparecia enquanto comia, mas nada demais. O cabelo, de que eu nunca tinha gostado muito, portou-se à altura e a meio dos tratamentos deixou de cair, pelo nunca necessitei de usar lenço ou peruca.

Terminei a quimio em fins de Dezembro de 2009, regressei ao trabalho em Fevereiro de 2010.

A Leonor faz amanhã 16 meses e está linda, continua super saudável.

E eu estou grávida de 13 semanas, com mais energia que nunca.

As voltas que a vida dá

8 comentários:

  1. Uma história dura mas com "final" feliz (que não é final nenhum), como se deseja. E um belo exemplo de fé e coragem.
    Beijinhos, Susana, desejo-te a continuação de muita alegria e saúde.
    TP

    ResponderEliminar
  2. Uma Mulher de armas ;o) com uma Leonor linda e com um mano ou mana a caminho. Parabéns pelo blog pois foi com ele que tive a oportunidade de de te conhecer ;o) beijokas e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Minha linda

    Realmente a vida dá muitas voltas. Este foi certamente um ano muito longo para ti e para a tua família, com momentos de alguma angustia e incerteza, mas que com a tua força, fé e determinação soubeste muito bem ultrapassar.

    A prova do teu sucesso está na Leonor, no principe que vem a caminho e no teu rosto de felicidade que derrete qualquer um.

    Eu considero-me uma felizarda por te poder chamar minha amiga.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Susana
    És uma Guerreira.
    Beijinhos e muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  5. Eu faço minhas as palavras da sábia "tia Eva"!

    ResponderEliminar
  6. É uma grande guerreira.Venceu. Deus continuará sempre ao seu lado e o seu Anjo da Guarda sempre atrás de si.Parabéns pelo bébé que vem a caminho.
    Mª.Céu

    ResponderEliminar
  7. UAU dito assim nem parece que passaste por isso tudo há um ano... As voltas que a tua vida deu (e dá) são uma inspiração para mim. Beijinhos!

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.