Para comemorar os 3 Anos de casados, e aproveitando uma prenda da mana Du, fomos até Lafões.
Ficámos alojados no Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões, convertido numa simpática casa de turismo rural, à qual os proporietários dão um ambiente muito acolhedor e familiar.
Gostava de colocar aqui umas fotos, mas deixei a máquina (nova, por sinal) esquecida no restaurante "Casa Luciana" situado algures em Casal de Sejães (Oliveira de Frades). A sorte foi que ainda há pessoas honestas e quem encontrou a máquina fez o favor de a guardar, gesto que me salvou a vida, num momento em que o meu marido já soltava fumo pelo nariz.
Mas quando ma devolverem, posto algumas fotos. Até lá podem ver o site do Mosteiro www.mosteirosaocristovao.com , uma preciosidade preservada à custa da iniciativa privada que, felizmente, ainda se vai verificando em Portugal.
Deixo-vos um pequeno resumo da história deste Convento, sugerindo que o visitem e passem uns dias no meio daquela calmaria.
Fundado no século XII, no tempo de D. Afonso Henriques, o Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões permaneceu na ordem de Cister até 1834, altura da sua extinção. Vendido em hasta pública, passou por várias mãos e degradou-se progressivamente, até à sua compra em 1982 pelos actuais proprietários. Procedeu-se então a um cuidadoso restauro, com respeito
absoluto pelos espaços e ambientes monásticos, como o singular claustro estilo toscano ou a igreja conventual de bela traça, ornada com notáveis pinturas. Localizado nas faldas da Serra da Arada, o Mosteiro alia hoje elevados padrões de conforto a uma estrutura de real interesse histórico, oferecendo alojamento de qualidade no belo cenário da região de Lafões.