sábado, 9 de outubro de 2010

Lua de Mel

Para comemorar os 3 Anos de casados, e aproveitando uma prenda da mana Du, fomos até Lafões.

Ficámos alojados no Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões, convertido numa simpática casa de turismo rural, à qual os proporietários dão um ambiente muito acolhedor e familiar.

Gostava de colocar aqui umas fotos, mas deixei a máquina (nova, por sinal) esquecida no restaurante "Casa Luciana" situado algures em Casal de Sejães (Oliveira de Frades). A sorte foi que ainda há pessoas honestas e quem encontrou a máquina fez o favor de a guardar, gesto que me salvou a vida, num momento em que o meu marido já soltava fumo pelo nariz.

Mas quando ma devolverem, posto algumas fotos. Até lá podem ver o site do Mosteiro www.mosteirosaocristovao.com , uma preciosidade preservada à custa da iniciativa privada que, felizmente, ainda se vai verificando em Portugal.

Deixo-vos um pequeno resumo da história deste Convento, sugerindo que o visitem e passem uns dias no meio daquela calmaria.


Fundado no século XII, no tempo de D. Afonso Henriques, o Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões permaneceu na ordem de Cister até 1834, altura da sua extinção. Vendido em hasta pública, passou por várias mãos e degradou-se progressivamente, até à sua compra em 1982 pelos actuais proprietários. Procedeu-se então a um cuidadoso restauro, com respeito
absoluto pelos espaços e ambientes monásticos, como o singular claustro estilo toscano ou a igreja conventual de bela traça, ornada com notáveis pinturas. Localizado nas faldas da Serra da Arada, o Mosteiro alia hoje elevados padrões de conforto a uma estrutura de real interesse histórico, oferecendo alojamento de qualidade no belo cenário da região de Lafões.

3 comentários:

  1. Bom, que sorte.

    Então ficamos a aguardar pelas fotos.

    beijocas.

    ResponderEliminar
  2. sabe bem passar uns dias, nem que seja um ou dois, num ambiente desses!
    bj

    ResponderEliminar
  3. Muito bem! Acho bom divulgares essas pérolas portuguesas para que se estimule os turismo interno. E já agora o externo! Fiquei com vontade de lá ir e de traduzir a página deles para sueco! Quando tiver tempo claro! Lembra-me disso!
    jocas da Galinhola

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...