segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Estivemos aqui

Pelo 2.º ano consecutivo, fomos comemorar o aniversário de casamento ao Mosteiro de S. Cristovão de Lafões, pelo qual estamos apaixonados.

O local é lindíssimo, os proprietários encantadores.

Porque se trata de um pedacinho da história de Portugal, não podia deixar de partilhar a origemndo Mosteiro.

O texto infra foi copiado do site http://mosteirosaocristovao.com/pt,cuja visita aconselho. As fotos do site, mil vezes melhores do que aquelas que eu tirei, retratam bem a beleza do local.

"Fundado nos alvores da nacionalidade, dotado de carta de couto (de Valadares) por D. Afonso Henriques em 1153, o Mosteiro de S. Cristóvão foi, provavelmente, a primeira abadia cisterciense criada em Portugal, afiliada na casa mãe de Clairvaux (Claraval) que foi  o mosteiro de S. Bernardo.

Conheceu épocas de miséria (particularmente no tempo dos abades comendatários) e de algum esplendor (p. ex., aquando da sua reconstrução nos finais do sec. XVII) e, sobretudo quando gozou da protecção e generosidade do rei D. João V, com direito ao título de Real Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões.

Após a expulsão das ordens religiosas, em 1834, vendido em hasta pública, passou de mão em mão, degradando-se até ao estado ruinoso em que foi adquirido, em 1984, pelos actuais proprietários.

Objecto de uma demorada intervenção recuperadora, respeitosa da estrutura e do estilo monástico, o Mosteiro é hoje um local de acolhimento e de partilha.

Destaque especial para o refeitório, restaurado na sua pureza monástica, para o elegante lavabo e para a monumental escadaria de acesso ao andar nobre.

O Mosteiro está classificado pela DGT como “de interesse histórico, arquitectónico e cultural” e pelo Igespar como Monumento de Interesse Público".

3 comentários:

  1. Fui ver o site, o sitio parece espetacular! E nada caro, para o que oferece...
    E parabéns pelo aniversário, de uma romântica incurável para outra! :P
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Também quero! Tenho sempre tao pouco tempo quando vou aí... E sabe sempre a ao pouco...
    Galinhola saudosa

    ResponderEliminar
  3. [Não relacionado com o post]

    Descobri este vídeo e tive que partilhar...

    http://aeiou.activa.pt/famosos/vip/2011/10/14/video-reynaldo-gianecchini-fala-sobre-o-cancro

    Com cancro, mas LINDO como sempre.

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.