quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ranho e pê pê amarela

A pê pê amarela (sempre ela) foi o meu despertador. Eram 6 da manhã, dormia como um justo, quando comecei a ouvir " a minha pê pê, quero a minha pêpê". Levantei-me, arrastei a cama, pus-me de rabo para o ar e nada .... o raio da pê pê tinha desaparecido. No meio do desespero, fui buscar a pê pê suplente da Titoca e expliquei-lhe "filha, agora ficas com esta, a mamã vai procurar melhor". Não consigo descrever o que vi nos olhos da Leonor, mas tive medo. Estava descontrolada. Pegou na pê pê da mana e espetou com ela no meio do chão e berrou, berrou, berrou "a pê pê, quero a pê pê amarela". Depois de todas as tentativas possíveis e imaginárias para a acalmar, desisti. Levei-a para a sala, decidida a deixá-la berrar e a rezar para que não acordasse a vizinhança que mora num raio de 5 kms (que incluiu, naturalmente, a mana que vive no andar de cima). Nos entretantos ia gritando "ranho, tenho ranho". A rapariga fica muito aflita com o ranho (prefere comê-lo em estado sólido). De repente, chega o papá. Já estava mesmo a ver o filme. "A chupeta, quero saber onde está a chupeta. É hoje que dou cabo dela.". Tentei demovê-lo a deixar-me tratar da situação mas, por motivos que prefiro ignorar, não consegui. Arrastou a cama, encontrou a maldita e foi direitinho à gaveta onde está guardada a tesoura .... o resto podem imaginar (com som e tudo). Há dias a pediatra teve uma conversa séria sobre a pê pê com a Leonor e a Leonor percebeu-a perfeitamente. O plano era o de lhe darmos a pê pê somente para dormir e em caso de "grandes frustações" e era isso que estávamos a tentar fazer. Mas hoje a pequena levou-nos aos limites. Além disso, devo dizer que isso de mensurar as frustações é difícil. A Leonor fica frustada quando embirra com a cor das cuecas, só para dar um pequeno exemplo. E depois deste suave amanhecer, aguardo o resto do dia cheia de expectativas

2 comentários:

  1. espero que pelo menos traga boas notícias da Pediatra, logo à tarde...bjs

    ResponderEliminar
  2. Querida Susana, por isso é que eu nem tento desmamar a C.
    Boa sorte :)

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...