terça-feira, 7 de maio de 2013

Exame da 4.ª classe

Cresci a ouvir falar do rigor que havia no "exame da 4.ª classe" e no orgulho que era obter aprovação no mesmo.

Talvez por isso, e pela educação que me foi dada, sempre me tenha feito confusão a ideia de facilitismo que muitos pais inculcam nos filhos.

A notícia do dia de hoje anda precisamente à volta dos regressados exames da 4.ª classe.

Não me vou pronunciar sobre a forma como foram implementados porque, diga-se em rigor da verdade, ando completamente alheada da temática que, ao que sei, não é noticiada no Canal Panda.

Independentemente disso, admira-me tanta indignação.

Posso estar errada, mas não me parece que fazer um exame no final da 4.ª classe seja traumatizante para uma criança, mesmo que seja feito numa escola desconhecida.

Vamos ver, todos achamos muita piada ao ver os finalistas da pré-primária de cartola, mas chocamo-nos com os processos avaliativos que vão implementando ao longo do percurso académico.

Para mim, o difícil é passar de um colégio onde se faz a escola primária de forma resguardada, sem ouvir o mais pequeno palavrão que seja, para o ciclo.

Teria sido bom (para mim)  ter ido fazer um exame antes a outra escola? Talvez. Pelo menos talvez soubesse o que era um polivalente e não ficasse a chorar quando o meu pai me deixou na escola nova à procura do dito polivalente do qual nunca tinha ouvido falar.

O exame da 4.ª classe será só o primeiro de muitos exames que as crianças terão ao longo da vida e todos eles deveriam ser encarados como forma de as preparar para a vida, sempre com o devido acompanhamento de pais e professores claro.

Não concordamos com ele? Muito bem. Existirão locais próprios para o demonstrarmos e não será em casa perante uma criança que, independentemente da opinião dos pais, terá de se submeter ao exame.

É inadmissível que uma criança seja entrevistada e responda que a mãe diz que os exames são uma palhaçada. A mãe pode pensá-lo, mas dizê-lo à criança .....

Batam-me, crucifiquem-me, mas vejo estas provas como uma etapa do crescimento. Caberá é aos pais não criar ansiedade nos filhos e explicar-lhe que a avaliação faz parte da vida e que mesmo que não corra bem o mundo não acaba. Há que tentar melhorar.

Difícil? Certamente. Mas a vida também não facilita.






1 comentário:

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.