quinta-feira, 27 de junho de 2013

Unhas de gel podem causar cancro de pele?

Depois do post sobre as unhas de gelinho, a minha amiga Gigi disse-me que nunca tinha feito pois tinha ouvido falar em contra-indicações.

Contrariamente ao que é meu costume, resolvi investigar na net e encontrei este artigo no Portal de Oncologia Português.

As especialistas citadas não afirmam, categoricamente, que os raios ultra-violeta emitidos pela máquina usada para secar o verniz sejam potencialmente cancerígenos, mas aconselham a que aguardemos até termos dados científicos que permitam saber, com maior segurança, os potenciais/eventuais riscos desta técnica.

Mais uma prova de que a ciência tem muito a explorar no que ao cancro diz respeito.

Tenho de dar o braço a torcer e admitir que a mana caçula tinha a sua razão quando torceu o nariz à maquineta, que eu desconhecia até faz hoje uma semana.

Da minha parte, e antes de começar a hiper-ventilar com os nervos (o que está feito, feito está), vou perguntar a opinião da minha onco-hematologista.

Assim, e até Novembro (data em que terei a próxima consulta) não deverei repetir a dose.

Bem basta a asneirada que faço com a alimentação, com a qual não tenho o mínimo cuidado.

Não vale a pena correr riscos desnecessários, por mais pequenos e improváveis que sejam.

Apesar de gostar do efeito visual do gelinho, vivo bem sem ele. Já quanto aos enchidos e outras iguarias pouco saudáveis não poderei dizer o mesmo.

1 comentário:

  1. Então é melhor eu esperar tb. Até lá vou fazendo as minhas pesquisas tb.

    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.