quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Na Tita ninguém manda


A Tita é uma menina de personalidade forte e que sabe bem o que (não) quer. Não vale a pena tentar impor-lhe o que quer que seja.

A minha mais nova só funciona à base do diálogo, coisa que a Leonor tem de perceber rapidamente se quiser evitar continuar a ser esgadanhada sempre que tem o azar de estar no lugar errado com o brinquedo errado.

Se a Leonor lhe pedir um brinquedo com jeitinho, a Tita não lho nega. Se quiser usar as suas prerrogativas de irmã mais velha e impor que lho dê, não consegue nada. Eventualmente, conseguirá mais um arranhão ou dentada.

Neste Verão a pequena teve uma evolução enorme. Desde os pés até ao vocabulário tudo cresceu muito.

Ao nível da expressão oral então deu um verdadeiro salto. É pena que muitas das expressões sejam a fugir para o vernáculo, mas nada que não se resolva.

Quando solta o seu "meu Deus, tu és teimosa" ou o "está muito bom, quem é que fez?", não há como lhe resistir.

Quem quiser companhia para uns petiscos, pode contar com a Tita. A pequena é cá das minhas e não nega uma comidinha típica portuguesa. Consegue, porém, superar-me no gosto por sabores fortes. É dar-lhe um queijinho de cabra curado para a ver regalada.

Com os seus mil e um encantos continua a dar anos de vida à bisa Sissi, que agora vive na ilusão de ir à sua 1.ª comunhão e vê-la com um "lindo vestido branco", num Amor que enternece todos em redor.

Agora aproxina-se o regresso à escolinha que este ano envolve mudança de salinha e de professora. Estou ansiosa por ver a sua reacção.

Crescem rápido demais estas pestinhas.



4 comentários:

  1. Princesinha da tia. Adoro a personalidade dela e aquele sorrisinho mais simpático do mundo. Basta lembrar-me dela a levantar os bracinhos para lhe dar colo que os meus olhos enchem-se de lágrimas. As saudades não perdoam. E agora com licença, que vou buscar um lenço.

    ResponderEliminar
  2. Crescem rápido demais aos nossos olhos, pois eu lembro-me de em criança achar que o tempo não passava :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sim. Se ha coisa que muda com a idade é a nossa percepção sobre a rapidez com que o tempo passa :)

      Eliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...