domingo, 6 de abril de 2014

A simbologia nos contos infantis

As minhas patroas gostam muito de livros e eu, apesar de forreta como algumas más línguas gostam de apregoar por aí, não me importo nada de lhos comprar.

Ontem chegou cá a casa aquela que deve ser a quinquaségima versão que conheço dos Três Porquinhos.

Nesta versão, os Três Porquinhos saem de casa a "convite" da mãe que, farta da sujidade que fazem, os manda fazerem-se à vidinha.

É muito engraçado ver as inúmeras variantes que a mesma história pode ter mas que, no final, pretendem transmitir a mesma moral.

Este livro novo tem a particularidade de, no final, trazer uma explicação sobre a origem dos contos infantis, que antes de esritos passavam de boca em boca.

E aqui vai uma explicação para a simbologia dos números nos contos infantis que me pareceu bastante interessante "a narrativa segue a regra de 3, em que a mesma acção é repetida 3 vezes em situações muito semelhantes.

A regra baseia-se na ideia de que uma coisa contada 3 vezes é mais interessante, mas divertida e mais fácil de memorizar. No caso dos Três Porquinhos, a história está escrita num três contrastante em que o último porquinho consegue mudar o rumo da acção, derrotando o lobo e definindo o fim da história".

Nada é, assim, por acaso.

É viver e aprender.

2 comentários:

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.