segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Entrudo

Porque o saber não ocupa lugar, partilho informação disponibilizada no fb do Museu de Aveiro sobre a definição/significado de Entrudo.


"O Entrudo provém da palavra latina «Introitus», que significa entrada, acesso. Refere-se à entrada na Quaresma, que começa no dia a seguir ao do Entrudo, isto é, na Quarta-Feira de Cinzas. Dia de entrudo equivale a «dia de Carnaval».

É tradicionalmente «Tempo de folguedos populares com origem remota pré-cristã. A tradição manteve-se nos tempos cristãos, ligada agora à Quaresma que punha fim aos dias carnavalescos. Há quem faça derivar o nome da expressão latina carne vale! ("...adeus, carne!"), anunciando a entrada na abstinência quaresmal» (Manuel Franco Falcão, "Enciclopédia Católica Popular", Paulinas, Lisboa).


«Era no tempo em que ao carnaval se chamava entrudo, o tempo em que em vez das máscaras brilhavam os limões de cheiro, as caçarolas d'água, os banhos, e várias graças que foram substituídas por outras, não sei se melhores se piores» (Machado de Assis, "Um Dia de Entrudo")".

É sempre bom perceber o porquê das coisas.

Divirtam-se muito neste Entrudo e vivam plenamente a Quaresma que se lhe segue, desprendendo-se do que é inútil para a felicidade em nós e com os outros.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.