quarta-feira, 15 de março de 2017

Reflexões sobre a lição de vida do actor João Ricardo


Para quem não sabe, foi diagnosticado um tumor cerebral ao actor João Ricardo que teve de ser intervencionado e agora partilha com o público a sua recuperação física e efeitos dessa experiência na sua vida.

E ESTA entrevista que deu, chamou-me a atenção por vários motivos.

Desde logo (e mais importante) pelo testemunho de resiliência. O cancro não é imbatível, o mesmo será dizer não matem os doentes com ideias deterministas e fatalistas.

Depois pelo facto curioso de se dizer católico mas não acreditar em Deus. Como tenho dificuldade em acreditar no ateísmo, mais difícil se torna perceber este acreditar. Dá que pensar.

Outro ponto que me tocou, por ser um motivo de grandes dúvidas sempre que nos deparamos com esta ou outra doença grave. O que, a quem, como e quanto contar?

Tive uma experiência semelhante à do filho do João Ricardo, de perceber a gravidade da doença da minha mãe por terceiros, e digo que é horrível.

A protecção daqueles que amamos através da poupança a notícias difíceis faz parte do nosso instinto natural. Quem ama tudo faz para evitar o sofrimento mas omitir pode não ser a solução. Cada caso é um caso, é certo, mas é bom que pensemos nisto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...