quinta-feira, 6 de abril de 2017

Laicidade vs intolerância

Como católica não tenho nada contra a laicidade do Estado. Fui ensinada a respeitar as diferenças e, por natureza, evito julgar sem conhecer. Não digo que seja desprovida de ideias pré - concebidas mas tento por tudo ir além delas para conhecer os outros.
Infelizmente o mundo está eivado de preconceitos e falta de tolerância. Sinto-os frequentemente quando me assumo como católica. Que me choco facilmente, sou beata, uma santinha ... são algumas das coisas que já ouvi, ditas por quem assume conhecer as minhas opiniões sobre tudo pelo simples facto de conhecer a minha fé. É  claro que os princípios em que acredito influenciam a minha posição sobre tudo na vida mas não há nisso nada de determinismo.
A questão é quando os preconceitos viram intolerância pela diferença de convicções o que me entristece profundamente.
A este respeito sugiro que leiam
ESTA crónica da Isabel Stilwell, muito mas muito boa, com argumentos de uma elevação e assertividade raramente vistos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.