sexta-feira, 5 de maio de 2017

Provas de aferição e indústria 4.0

Quem estudou nos anos 80 acha estranho que coloquem a miudagem a cantar e modelar plasticina numa prova de aferição. Mas se virmos bem esta alteração de conteudos e metude ensino está totalmente alinhada com a indústria 4.0, para uns o futuro e para outros uma nova designação da actual fase da era industrial.
Seja como for, se estivermos atentos, o mercado de trabalho comeca a valorizar cada vez mais as soft skills (perdoem-me o inglesismo, que abomino), designadamente a criatividade e capacidade de resolução de problemas. E, neste contexto, parece-me que a plasticina e outras manualidades fazem sentido.
O objectivo com que as provas fotam criadas já será outra questão. Do ponto de vista dos meninos, e daquilo que vi, a ansiedade estava toda nos pais e na admiração sentido ao verem que os filhos estavam despreocupados.
Pessoalmente não vejo mal nenhum no facto de os pequenos se irem habituando a pequenos momentos de avaliação. Pressão sofremos nós ao passar para o  décimo  ano quando, como vindo do nada, comecava a cantilena do " olha que agora já não é  a brincar.  Tens de pensar na media"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por dar vida a este blog.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...