sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Gestos que marcam

Sempre que escrevo um post fico na dúvida se devo identificar as pessoas a que me refiro. Sei que há pessoas que preferem não se expor, outras que podem sentir-se melindradas ao não verem o seu nome, pensando que não valorizo a sua amizade.

Quem me conhece sabe que sou completamente desorganizada e incapaz de seguir um plano à risca. Chego a deixar o título do post em branco até ao final, pois começo por pensar num tema e, muitas vezes, o pensamento acaba por levar-me para outro. Há pancas para tudo, não é?

Assim, vou falando nas pessoas à medida que o tema surge, sem qualquer tipo de intencionalidade ou precedência. Mas sejamos francos, há gestos que, de tão nobres e genuínos, devem ser contados ao mundo. E mais, os seus autores devem ser (re)conhecidos, por serem tão especiais.

Passemos então às lamechices, Carlota.

Não gostei propriamente de amamentar, como costumava dizer "venham mais partos", ainda não inventaram epidural para isso e o acto não é o mais indolor do mundo nos primeiros dias. No entanto, sabendo da importância da amamentação para a Leonor, em termos físicos e psicológicos, não hesitei em fazê-lo, claro. Tive a felicidade de, apesar do quadro clínico, conseguir amamentar durante 2 meses e 2 dias.

Parei na altura em que comecei a quimio. Já bastava a mãe ficar viciada na droga. Nem vale a pena dizer quanto me custou. Podem imaginar.
Nessa altura recebi um telefonema de outra grande Amiga, a minha Rochinha, que, com a genica que a caracteriza, me disse "Susaninha, estive a pensar. Se quiseres eu posso amamentar a Leonor. Já tenho pouco leite (o meu genro Gui já tinha 1 aninho), mas posso estimular e tu vens cá trazê-la a casa".

Fiquei sem palavras. A ideia nunca me tinha passado pela cabeça. Nem sei se passaria se estivéssemos em diferentes posições. Só mesmo uma pessoa tão boa e altruísta para se dar assim aos outros. Obrigada minha querida, nunca esqueceremos.

Vou corrigir o que disse em cima, neste caso tens precedência. És a 1.ª da lista de candidatas a sogra da Leonor :)); Daqui a 35 anos, saberemos quem é que a pequena escolheu.

Sem desvalorizar todos os outros gestos de amizade (os kms percorridos para estarem comigo,telefonemas, mails, mensagens, livros, postais, cacau de Moçambique...), e quando pensava que já me tinham dado tudo, recebi outro telefonema.

"Olha, estás a pensar usar cabeleira". Não sei, penso que não. Mas tenho a prescrição, se algum dia quiser. "Se decidires ir diz-me". Ok, pensei eu, já tinha pensado nisso. Pior do que escolher uma cabeleira, deve ser ir escolhê-la sózinha.

"Sabes, é que eu não tenho o cabelo grande por acaso". Desta vez veio-me a lagrimita ao olho.

Dininha, minha boa amiga, por estas e por outras é que te escolhemos (e ao Ruinho) para padrinhos da Leonor. Não foi só por causa da vossa "casinha pequena e modesta", não :)

Agora digam lá se não tenho razões para ser feliz.

11 comentários:

  1. Tu desorganizada?????? Credo, quem te disse uma coisa dessas????? (Diz o roto ao esfarrapado):)

    Mas tens tantas outras qualidades que ninguém se apercebe desse pequenino defeito (que até pode ser feitio. Eu pelo menos gosto de saber que não sou a única ;)

    beijufas

    ResponderEliminar
  2. Desde pequenita que soubeste sempre escolher as tuas amizades: "poucas e boas"! Agora, com orgulho de mãe, verifico que, desde que adoeceste, as ditas são "muitas e óptimas".
    As atitudes que descreveste tbm me comoveram q.b.; devo contudo dizer, embora talvez não me fique bem (afinal sou tua mãe), que tu mereces todas as manifestações de carinho que te têm assolado!
    Bem, chega de "lamechiches".
    Vivam os Amigos!
    bjs
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Pois é Evita,

    Acho que nunca nos deixarão partilhar o Gabinete :)

    Havia de ser lindo. Eh,eh

    Somos assim mas, quando é preciso, as coisas aparecem feitas, deixa lá

    Bjoca

    ResponderEliminar
  4. Mãe,

    de facto és um bocado suspeita para dizer essas coisas de mim :) Mas é sempre bom ouvi-las (neste caso lê-las).
    Quando arranjares um tempinho, dedica-te à escrita. "Levas jeito". És a verdadeira caixa de surpresas

    bj

    ResponderEliminar
  5. és 1 pessoa afortunada. tb mereces! os meus gestos resumiram-se a palavras, mas foram do coraçao. acredita que tudo isto foi mt doloroso tb para mim,e ke me mudou profundamente. sou e + brutinha,à suzzzzzzzz!
    Mas gosto mt de ti!

    ResponderEliminar
  6. Suzzzzzzzzz,

    no dia em que deixares de ser "brutinha" (como dizes) perderás a identidade. É assim que gosto de ti. Os teus gestos não se resumem a palavras. Os gestos não se resumem, não valem mais nem menos. São todos valiosos.

    Obrigada pela tua Amizade
    Bjocas grandes

    ResponderEliminar
  7. Mãe Lice,

    Podia escrever muita coisa sobre ti e para ti. Mas as palavras nunca me chegam... bem sabes:)Tanto mais que ao conseguir ver-te para além do que sabes de ti, isso inspira-me sempre a dizer o muito que tu tens e acabas por, timidamente, esconder.

    Escalar complicadas fendas, caminhar até à exaustão e mostrar uma valente força quando menos se espera, fazem sempre de ti uma doce e surpresa... uma mulher que vai sempre além do que imagina. Basta libertares a "radical" que há em ti. Por isso, és uma boa filha, irmã, mulher, mãe, amiga e colega... pois para cada pessoa lá vais dando, sempre, timidamente, o melhor de ti.

    Qualquer (pequeno) gesto (feito de coração) vale bem para te corresponder na amizade e para te ver sorrir cheia de esperança e energia... e se eu te puder dar um pouco de mim para te ajudar nas mais dificeis caminhadas da vida farei sempre, sem hesitar. Estou sempre aqui, mesmo que não me vejas ou fales... e comigo contarás sempre que precisares, com gestos, mimos ou palavras;)

    "qaaqzz" - escreve agora o teu genro Gui para a linda Leo. Sabes, ela pode vir a ter muitos pretendentes, mas será ao sedutor e amoroso Gui que ela dará o coração, vais ver :))))))

    Beijinhos muitos

    ResponderEliminar
  8. Achas bem referires-te ao meu T0...
    Tens nos dado mais a nós que nós a ti ..
    Obrigado
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Amigas assim, são tão irmãs quanto eu ou a Dulce.

    Aproveito para enviar um beijinho a todos os que são amigos da minha irmã Luvas (já agora ficam a conhecer uma das suas mais antigas - e numerosas - alcunhas) e que fazem por mim aquilo que não posso fazer à distância, excepto chateá-la tanto, qualidade que me está reservada por direito... e usufruto ;)) Mil vezes obrigada.

    ResponderEliminar
  10. Querida Joana,

    Obrigada por me adoptares e aceitares como irmã da Luvas, pois é mesmo assim que me sinto.

    A nossa amizade é para o que der e vier, sempre,

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Não sou lamechas mas fiquei ofendida não me considerares como uma boa sogra ...
    candidato já o Rodrigo a esse lugar também ... uma miúda tão gira não pode ficar já com o coração ocupado :)

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.