quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A minha fé

Quero agradecer as muitas mensagens de parabéns que tenho recebido desde 2.ª feira.

É bom sentir tanto carinho. Estão a criar um monstro de mimo, depois aturem-me e não digam que não avisei.

Apesar de a notícia que recebi ser excelente (o bicho desapareceu), não consigo ainda festejar. É estranho, não sei se será a adrenalina a baixar, o medo de criar expectativas.....
Ressaca ainda não deve ser, que só deixo a droga em Dezembro :)

Não consigo explicar a sensação. Esta cabecinha anda a mil à hora (desde o início) e não consegue fixar-se em nenhum pensamento. Causa-me impressão saber que outros "companheiros de luta", com a mesma doença que eu, passaram por tanto e eu já mandei o bicho à vida. Isto, apesar de ter consciência de só poder dizer que estou curada daqui a 5 anos. Até lá, muita coisa pode acontecer.

Ao mesmo tempo, consigo manter uma serenidade que deixa a minha médica espantada. Entrei na consulta a brincar (levava um vestido que me fazia parecer a Julie Andrews no "Música no Coração") e a médica perguntou "como é que sabe o resultado do PET? Com quem falou?".

Respondi-lhe que não sabia o resultado e ficou muito admirada, pois diz que tem doentes que passam a vida a telefonar para saber o resultado dos exames.

A força (que muitos dizem que eu tenho) e a serenidade que sinto são coisas que não consigo explicar humanamente.

No início, quando dava por mim a cantar à Leonor (a pobre farta-se de gramar com as minhas cantorias), pensava que devia estar tolinha. Afinal, tinha um cancro. Era suposto estar abatida e sem vontade de falar.

Com o tempo, comecei a perceber que não estava sózinha e não falo da família e amigos que têm sido inexcedíveis. Falo de Deus.

Não vou ser politicamente correcta. A verdade é que a minha fé tem andado muito abalada. Fiquei revoltada e sem respostas quando o meu padrinho faleceu (de cancro, para não variar) e, desde aí, afastei-me um pouco de Deus.

Curiosamente, quando o dito me bateu à porta, nunca me senti revoltada. Um dia entrei no IPO e vi tanta gente (em pior estado que eu) que percebi que a pergunta que devia fazer era "porque não eu?" ao invés de "porquê eu?".

A este pensamento juntou-se um comentário de uma grande amiga, a Joana Quina, que é daquelas amigas com "poderes mágicos" e que faz os dias terem 48h, quando se trata de ajudar um amigo, que me disse "não perguntes porquê, pergunta para quê".

Tenho andado assim, dividida na certeza que Deus está comigo, ou não reagiria tão bem a tudo, mas não me sentindo, ainda, preparada para tornar a participar na Eucaristia.

Apesar disso, rezo (e canto) muitas vezes a oração do Anjo da Guarda com a Leonor; louvo a Deus pela família e amigos que me concedeu.

A minha avó deu-me a conhecer uma forma diferente de viver a Fé. Deu-me a conhecer um Deus de Amor, diferente daQuele Deus que castiga e faz impender sobre nós sentimentos de culpa. Um Deus que está sempre connosco, através do Espírito Santo. Ensinou-me que devemos louvar a Deus pelas pequenas coisas, antes de pedir o que quer que seja. Se repararem o Pai Nosso começa pelo louvor e só depois vem a súplica.

Mostrou-me uma Igreja alegre e renovada, que gostava que também conhecessem.

Faço parte, apesar do afastamento, de um Grupo de Oração Jovem, o Adoramus Te http://www.adoramuste.web.pt/(pertencente ao Renovamento Carismático Católico), que este ano não tirou férias para reunir e orar por mim. Com muita pena minha, e por uma questão de logística, ainda não consegui ir a nenhuma oração, mas já sinto falta. Um dia destes apareço, prometo.

Apesar da fraqueza da minha fé (que acabei de confessar) creio, sem dúvida, que só tenho reagido como reajo porque Deus está comigo e me deu uma família e amigos maravilhosos.

Aos meus amigos do Adoramus Te, nunca conseguirei agradecer. Espero é estar à altura da vossa infinita amizade e total disponibilidade.

A vossa atitude não foi surpresa, afinal têm estado sempre presentes nos momentos bons e maus. Mas não imaginam(nunca imaginarão) a força que me têm transmitido com a vossa oração e outras manifestações de carinho.

Depois de tornaram a cerimónia e festa do meu casamento perfeitas, com as vossas vozes celestiais :), estou a contar convosco para fazer uma festança no baptizado da Leonor. Vamos celebrar a vida, combinado?

Apesar de continuar a achar que não precisava de uma emoção tão forte, quanto um linfoma de Hodgkin, para dar mais valor à vida e àqueles que me rodeiam, o certo é que dou.

Deus lá saberá. Um dia terei resposta a todas as minhas perguntas.

10 comentários:

  1. Amiga
    Eu também sou uma pessoa de fé.
    Em algum momento na vida, deixei de ir à Eucaristia, mas a fé nunca a perdi...
    A verdade é que há coisas que se sentem, não se explicam...
    Acho que sorte de nós que acreditamos em DEUS, certamente temos mais sentido neste caminho que é a VIDA.
    Graças a Deus que estás bem.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Minha Linda

    Ao ler o teu post lembrei-me de um poema que tu tão bem conheces e que ambas adoramos:

    Pegadas na Areia

    Uma noite eu tive um sonho...
    Sonhei que estava andando na
    praia com o Senhor,e através do
    Céu, passavam cenas de minha vida.
    Para cada cena que passava,percebi
    que eram deixadas dois pares de
    pegadas na areia;um era o meu e o
    outro do Senhor.
    Quando a última cena de minha vida
    passou diante de nós,olhei para trás,
    para as pegadas na areia,e notei que
    muitas vezes no caminho da minha vida
    havia apenas um par de pegadas na areia.
    Notei também que isso aconteceu nos
    momentos mais difícies e angustiosos
    da minha vida. Isso aborreceu-me deveras,
    e perguntei então ao Senhor:
    "Senhor, Tu me disseste que,uma vez que
    eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre
    comigo, todo o caminho, mas notei que
    durante as maiores atribulações do meu
    viver havia na areia dos caminhos da
    vida, apenas um par de pegadas.
    Não compreendo porque nas horas
    em que eu mais necessitava de Ti, Tu
    me deixastes".
    O Senhor respondeu:
    Meu precioso irmão, Eu te amo e jamais
    te deixaria nas horas da tua prova e
    do teu sofrimento.
    Quando vistes na areia apenas um par
    de pegadas, foi exatamente aí que
    EU TE CARREGUEI EM MEUS BRAÇOS".

    Aproveito para mandar um beijinho do coração ao grupo Adoramus Te, que me proporcionou um fim de semana de reflexão que não mais irei esquecer.

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga,

    Parabéns!!! Sempre acreditei que serias uma vencedora. Deus sempre me fez acreditar na tua cura desde o início...
    Tu melhor que ninguém sabes dar valor à vida...

    Vais ser muito feliz linda.
    Continuo a acreditar... sempre...

    Jinhos especiais da amiga Sofia Costa

    ResponderEliminar
  4. Olá!,
    Em primeiro lugar, adeus oh vai-te embora, bichinho! Parabens por isso, e espero que ele se mantenha longe nos tais 5 anos de que falas...
    Tenho gostado imenso de ler o teu blog. Fico muito feliz pela forma como tens exprimido o que sentes, até porque isso revela a pessoa bonita que és. Mas isso eu já sabia...
    É engraçado como pensamos diferente, mas ao mesmo tempo, entendo-te bem.
    Como isto da serenidade da fé... Que acho absolutamente extraordinário e tenho uma inveja louca, porque sou uma ateia convicta.. Mas o que é certo é que subestimamos a vida e a saúde todos os dias... e porque não nós?? E de que é q adianta perder tempo a stressar e a desvalorizar o que realmente interessa? :)
    Se é isso que o teu Deus diz, ele é um gajo á maneira... Espero que também te tenha dado boa voz pra cantar, senao, coitadinha da Leonor!!! ehehe
    Beijinhos às duas!
    T

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana,
    Escrevo do Brasil, encontrei teu blog por acaso e és sinal de grande força e luta. Que história linda, descobrir linfoma com baby na barriga, meu Deus! Quanta força tua filha te deu, isso vem de Deus com certeza!
    Que lindo teu amor por sua Vó...
    E que bom ver que encontra apoio em Deus, quero te falar algo especial: quando sentires no teu coração, reaproxima-te da Eucaristia. Vais perceber as mudanças aos poucos... eu também fiquei afastada muito tempo, por falta de fé mesmo! Mas esse mistério do Senhor pode nos surpreender de forma inimaginável.
    Um grande abraço, te admiro apesar de saber tão pouco de vc!
    Bjoss e Deus no coração sempre!
    Tatiane

    ResponderEliminar
  6. Apesar de ser candidata, não queria tanta propaganda! Só digo que se sou assim, é porque Deus me impele e faz agir e sentir desta forma. Acredita que é o Espirito Santo que nos faz diferentes. E é a Sua força que te faz erguer, lutar e sorrir. bjs grandes JQ

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Tatiane.
    Bem vinda ao meu blogue. Obrigada pelas suas palavras.
    Espero que continue a dar notícias.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde T,

    será que podes identificar-te? Tenho uma desconfiança, mas.... é mesmo só desconfiança.

    Obrigada

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. :) T de Tânia..
    Da pós-graduação!

    ResponderEliminar
  10. Olá, olá T de Tânia.

    Há quanto tempo.

    Uma grande beijoca.

    PS qualquer dia temos de voltar àquele restaurante fantástico de S. Jacinto (não me lembro do nome). Cada vez que penso nas lulas, começo a salivar.

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...