sábado, 26 de setembro de 2009

Sugestão para o fim de semana

Agora que chegámos ao Outono, apesar de ainda não se notar muito, é hora de fazer uma revisão aos nossos armários. Começar a arrumar as roupas mais frescas e colocar as outras mais à vista.

Parece-me uma boa altura para fazer uma "reciclagem social".

Todos temos, certamente, montanhas de roupa e sapatos que não usamos há séculos. E todos sabemos que há muita gente que precisa de roupa e sapatos.

Sugiro, por isso, que ataquemos os nossos armários e façamos uma selecção daquilo que não usamos e pode ser muito útil a outras pessoas. Segundo um economista (não, não foi o meu marido), o critério a utilizar para a escolha(se não conseguirmos ser desapegados das nossas coisinhas)deve ser o de que se não usámos aquela peça nos últimos 3 anos, então certamente não iremos utilizar nos próximos 3. Disse também que ao termos as coisas armazenadas estamos a ter custos. Não ouvi a explicação, mas registei a ideia.

Em resumo, ajudamos, poupamos nos custos de armazenamento e... ficamos com espaço (e argumento) para ir comprar uns trapinhos da nova colecção. Perfeito.

Por mais "fora de moda" que algumas coisas nos pareçam, há quem não se possa dar ao luxo de andar na moda. Fui confrontada com essa realidade há cerca de 5 anos, quando a minha avó fez uma "campanha boca a boca" com o objectivo de angariar roupa para oferecer a um casal com 4 filhos.

Entre a roupa recebida, vinha um vestido de senhora que era verdadeiramente horrível. E eu, do alto da minha estupidez, disse à minha avó - que horror, nem penses em dar isso. Que vergonha.

A minha avó, sempre sábia, nem me respondeu e meteu o vestido no saco. Passados uns tempos, fui visitar essa família e lá estava a mãe com aquele "vestido horrível". Foi uma lição de humildade. Poucas vezes me senti tão pequenina e envergonhada comigo mesma.

Quanto aos sítios para entregar a roupa, se pensarmos, bem todos sabemos onde existem. Nos contentores que existem em alguns, hipers, paróquias, instituição de apoio a jovens mães, crianças, quem sabe até na porta ao nosso lado...

Ao ataque.

Bom fim de semana

4 comentários:

  1. Excelente ideia! :)
    Toda a gente comenta como os políticos são péssimos, como o país não anda prá frente... Eu acredito que depende de todos nós fazer alguma coisa pelo mundo. E essa é uma pequena grande ideia..

    ResponderEliminar
  2. Tenho a dizer que é uma excelente ideia. Ao contrário do que sucede em Portugal, tenho cá apenas o essencial... Vale a pena a simplicidade. É maravilhoso ter um armário não sobrelotado e gostar de (quase) todo o seu conteúdo... e não ao revés. Aconselho :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Sim, o lixo de uns é o luxo de outros, segundo li ou ouvi algures!
    Quem morar para as bandas de Alfena, pode doar à Associação Viver Alfena, sedeada no Centro cultural, mesmo ao lado da Igreja, roupas, objectos de uso doméstico e o mais que possa ser utilizado por pessoas de parcos recursos.
    bjs
    Libânia Neves

    ResponderEliminar
  4. Aproveito para deixar aqui mais uma seguestão. Em Setúbal, podem deixar todo o tipo de roupa na Casa do Gaiato. então se for roupa de rapaz/homem melhor. Qualquer das formas eles reencaminham para as familias carenciadas.

    bjs
    Silvia

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...