Faz hoje 85 anos que nasceu, na freguesia da Urra, concelho e distrito de Portalegre, um menino a quem foi dado o nome de Emílio Romão Raimundo de Matos.
Por surpresas da vida, a família teve de deixar o Alentejo e rumar a Coimbra, onde o menino foi crescendo e despertando para a música.
Cedo foi começando a tocar a sua concertina nos bailaricos das terras vizinhas, para sustentar a família. O seu talento para a música foi chamando a atenção e o povo de Coimbra, por iniciativa do Diário de Coimbra que organizou um espectáculo de circo, mobilizou-se para angariar fundos e comprar um piano para aquele menino que se destacava dos demais.
O seu talento, espírito de sacrifício e capacidade de trabalho, não passaram despercebidos, o que lhe permitiu, com a ajuda de alguns mecenas, estudar e concluir, brilhantemente, os cursos superiores de música e composição.
Dedicou grande parte da vida ao ensino e penso poder dizer, sem estar longe da verdade, que marcou muita gente.
A mim marcou certamente e muito.
Está escrito no meu album de criança, pelo punho da minha mãe, "aos 10 meses preferia o colo do avô materno a qualquer outro".
Muito mais podia dizer sobre o meu avô, que é uma pessoa muito peculiar e tem um percurso fascinante. Sou uma neta babada.
Sò queria 10% da sua capacidade de trabalho, organização e método, memória, cultura geral...
Parabéns Avô.
pois é, parece que toda a nossa família gostaria de ter esses dotes, do teu avô, que enunciaste, mas cada um tem de se contentar com o que tem, né?
ResponderEliminarCada vez que penso que não herdei uma pontinha sequer de ouvido e voz, para a música, sinto que os genes se portaram mto mal para comigo!
bjs
Susana, esse comentário denota extrema ignorância...não é concertina, é acordeão!!
ResponderEliminarPois, esse foi o tema do almoço de anos do avô, que hoje decidiu que não distinguir uma concertina de um acordeão é "ignorância pura"!!
Parabéns, avô!
Parabéns, Senhor Professor Matos, pelas suas bonitas primaveras.
ResponderEliminarNo que me diz respeito, muito obrigada por ver rumado a norte e me trazer a sua bonita Neta.
Um grande beijinho
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarO aniversariante anda todo orgulhoso por, no momento, ser o mais velho da família, tanto da parte dele como da parte da sua fada do lar.
ResponderEliminarÉ bom vê-lo feliz!