terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

85 Primaveras


Faz hoje 85 anos que nasceu, na freguesia da Urra, concelho e distrito de Portalegre, um menino a quem foi dado o nome de Emílio Romão Raimundo de Matos.

Por surpresas da vida, a família teve de deixar o Alentejo e rumar a Coimbra, onde o menino foi crescendo e despertando para a música.

Cedo foi começando a tocar a sua concertina nos bailaricos das terras vizinhas, para sustentar a família. O seu talento para a música foi chamando a atenção e o povo de Coimbra, por iniciativa do Diário de Coimbra que organizou um espectáculo de circo, mobilizou-se para angariar fundos e comprar um piano para aquele menino que se destacava dos demais.

O seu talento, espírito de sacrifício e capacidade de trabalho, não passaram despercebidos, o que lhe permitiu, com a ajuda de alguns mecenas, estudar e concluir, brilhantemente, os cursos superiores de música e composição.

Dedicou grande parte da vida ao ensino e penso poder dizer, sem estar longe da verdade, que marcou muita gente.

A mim marcou certamente e muito.

Está escrito no meu album de criança, pelo punho da minha mãe, "aos 10 meses preferia o colo do avô materno a qualquer outro".

Muito mais podia dizer sobre o meu avô, que é uma pessoa muito peculiar e tem um percurso fascinante. Sou uma neta babada.

Sò queria 10% da sua capacidade de trabalho, organização e método, memória, cultura geral...

Parabéns Avô.

5 comentários:

  1. pois é, parece que toda a nossa família gostaria de ter esses dotes, do teu avô, que enunciaste, mas cada um tem de se contentar com o que tem, né?
    Cada vez que penso que não herdei uma pontinha sequer de ouvido e voz, para a música, sinto que os genes se portaram mto mal para comigo!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Susana, esse comentário denota extrema ignorância...não é concertina, é acordeão!!

    Pois, esse foi o tema do almoço de anos do avô, que hoje decidiu que não distinguir uma concertina de um acordeão é "ignorância pura"!!

    Parabéns, avô!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, Senhor Professor Matos, pelas suas bonitas primaveras.
    No que me diz respeito, muito obrigada por ver rumado a norte e me trazer a sua bonita Neta.

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. O aniversariante anda todo orgulhoso por, no momento, ser o mais velho da família, tanto da parte dele como da parte da sua fada do lar.
    É bom vê-lo feliz!

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.