sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Notícias

Hoje fiz análises e tive consulta no IPO.

Segundo a médica, as análises estão espectaculares, Vou só, à cautela, fazer um TAC, por causa de um gângliozito detectado no PET (e que segundo os médicos não é de valorizar) e depois é marcada a cirurgia para remoção do cateter.

Estou ansiosa que chegue esse dia, pois continua a meter-me confusão saber que tenho um corpo estranho dentro de mim e cada vez que faço força, para pegar no ovo da Leonor, por exemplo, tenho medo que aquela gaita rebente.

Quando perguntei se era normal que me sentisse meia zonza ao final do dia (de trabalho), a médica disse-me que já é normal que uma mulher se sinta assim só por ter tido um filho, pelo que muito mais será depois de ter um filho e feito quimioterapia.

Já eu, nas suas palavras,nunca mais poderei considerar-me uma pessoa normal. Isto porque nunca se sabe quais os efeitos secundários que a quimio pode vir a trazer (coisas simpáticas tipo infertilidade e uma nova neoplasia).

Mas como pensar, e falar, nisso é fazer futurologia (coisa de que eu não sou nada adepta), o que interessa é que presentemente está tudo óptimo e o que não está ainda a 100% tem uma explicação científica e será rapidamente solucionado.

Como se não bastassem as boas notícias, tive um elogio que fez com que inchasse como um peru. Fiquei tão vaidosa, tão vaidosa que não resisto a contar.

Diz a minha oncologista que eu sou uma super mulher. Porque cheguei à consulta ´grávida, com um diagnóstico de uma neoplasia de células T. Tive a bebé, foi-me diagnosticado um linfoma de Hodgkin, fiz quimio e respondi melhor do que era de esperar aos tratamentos, tratei sempre da minha bebé.

Ouvir o resumo deste período da minha vida, feito pela ´minha médica assistente, fez-me relembrar os períodos mais duros desta caminhada. Tão recentes e, simultaneamente, já tão longes. Realmente não sei de onde me veio a força e daí o aumento da minha Fé. Não tenho a tal explicação científica para esta força.

No entanto, essa Fé continua a precisar de ser reforçada, ou não teria o receio que tenho de voltar a ter de passar pelo mesmo. Por pouco que pense nisso, há sempre momentos em que é inevitável pois sei que há essa probabilidade. E uma coisa que aprendi com o meu marido é que se há probabilidades (por mais pequenas que sejam) elas têm de ser ponderadas.

9 comentários:

  1. Minha linda

    Fico muito contente por saber que está tudo bem contigo, também não era de esperar outra coisa, sendo tu uma mulher tão forte.

    E em relação ao trabalho, não acho nada que andes zonza, entraste no ritmo muito bem e é bom ver-te todo o tempo agarrada ao telefone a responder às inúmeras solicitações de informação.

    É muito bom ter-te de volta, embora ainda nem tenhamos tido tempo para grandes conversas :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. É verdade, sim. Em qualquer altura, qualquer coisa pode voltar... Mas isso não é verdade para todos? Isso é a vida.
    O que é importante reter é que houve uma mulher que teve uma filha, que a está a criar, que teve cancro e que está a batalhar para o manter longe. E essa mulher é, de facto, uma super-mulher. O futuro? Ninguém sabe. Não são só as pessoas que tiveram cancro... São todas.
    E essa é a minha Fé - a entrega.

    Parabéns, Susana!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste post.
    Também me preocupo com as probabilidades, mesmo que ínfimas, porque se elas existem "têm de ser ponderadas"...
    Independentemente dos efeitos secundários da quimio, e do facto de ser ou não uma pessoa normal, a tua historia já não é normal. é fantasticamente anormal e impressionante, e saber que passaste por isso tudo e ainda estas aqui, mulher e mãe, a trabalhar e a fazer a tua vida é inspirador.
    Por isso, com essa força e coragem, venha o que vier, vais sempre ser mais, melhor e ainda mais forte, para levar tudo à frente, ter menos medos das probabilidades e simplesmente viver.
    Parabéns pelos resultados das analises, go girl! :)

    ResponderEliminar
  4. ontem foi mesmo um alegria cá em casa dos papás, após saber-se o que se tinha passado
    na consulta da filha!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Pois é, minha irmã, todos nós nos alegramos com estas notícias, mesmo a benjamim longínqua. Só n deixes q os elogios te subam demasiado à cabeça - apesar de seres, indubitavelmente, uma super mulher ou, se preferires, uma super Luvas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. és o máximo! Orgulho-me de ser tua amiga! bjs gds

    ResponderEliminar
  7. é bom ter-te na minha vida....és mesmo uma super mulher...beijo

    ResponderEliminar
  8. Querida AMIGA,
    mais uma vez muito obrigada por fazeres parte da minha vida, e me deixares fazer parte da tua.
    Adoro-te.

    ResponderEliminar
  9. olá alegria, fico muito feliz pelas novidades e por mais uma vez aquele que orienta a nossa vida não me ter deixado confundida; e acho que ele tambem te deu resposta a muitas das tuas duvidas. acho que foste um instrumento nas mãos dele, para que muitas pessoas podessem ver a sua grandeza. foste sem duvida uma super-mulher e um grande exemplo de força, sabes que te achava fragil, mas a fragil fui eu. tu é que nos deste força com todo este episodio menos bom da tua vida. agora é continuar a confiar e viver,viver....

    beijinho grande, tenho saudades vossas, melhorando o tempo vou fazer-vos uma visita para por a conversa em dia. a Leonor deve ter novidades para mim :)

    Eugénia Maria

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...