sábado, 25 de agosto de 2012

Baba de caracol

Hoje é um daqueles dias em que poderia estar esticadinha num sobretudo de madeira, caso o arrependimento matasse.

Este podia ser um post sobre cosmética, podia, mas isso seria se eu fosse uma gaja normalzinha.

Gosto de petiscos, de os fazer e, ainda mais, comer. Nunca tinha cozinhado caracoletas e hoje, num momento de pura estupidez, resolvi comprar um saquinho delas (vivinhas da silva, comme il faut).

Li uma série de teorias quanto à limpeza das bichinhas, desde a mais purista que diz que devem ser lavadas só com água, à mais cruel que defende que as devemos deixar à fome durante 8 dias para purgar (teoria, aliás, semelhante à do meu amigo homeopata, com a diferença que ele receitava 700 € em pílulas para repor todos os nutrientes perdidos). Mas também existem as teorias meiguinhas que constam em esfregar as caracoletas, uma a outra, com uma escovinha de dentes. Depois existem as teorias intermédias que passam por deixar as caracoletas em água com sal, água com farinha ou água com vinagre.

Devo dizer que só não experimentei a teoria homeopática e a da escovinha. A nhanha é tanta, e tão viscosa, que quase me passei e estive a pontos de atirar as caracoletas pela janela.

Neste momento o raio das caracoletas estão no tacho e só espero que o meu estado de nervos não prejudique o resultado final, pois sempre ouvi dizer que se deve cozinha com amor.

Ah, pelo estado da pele das minhas mão, presumo que o creme de baba de caracol seja para peles muito oleosas, porque as minhas manápulas estão ressequidas depois de tantas mudas de água.

A experiência serviu para comprovar uma das minhas, mais enraizadas, crenças. Jamais espreitar para a cozinha de um restaurante. É melhor não ver o que por lá se passa. Duvido que em algum lado lavem tanto as caracoletas como eu o fiz.

5 comentários:

  1. ficaram divinais e quero repeti-las!

    ResponderEliminar
  2. Não é para me gabar, mas até ficaram. Como tudo o que leva chouriço, aliás.

    Quanto a repetir é que já me parece mais difícil. Enquanto me lembrar dos preparativos, não me meto noutra.

    ResponderEliminar
  3. Bhlékkkk NOJO!!!!! Andas com demasiadas influências francesas Neves!!! :P

    ResponderEliminar
  4. Non non, Silvina chérie. Pas des escargots. Caracoletas mesmo ih,ih,ih

    ResponderEliminar
  5. então, acho que umas enguias de escabeche está fora de questão...

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.