sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Pagamentos no Pingo Doce

Não resisto a comentar um dos temas mais quentes deste Verão, a recusa do Pingo Doce em aceitar pagamentos de valor inferior a 20 €, com Multibanco, que começa já no próximo dia 1 de Setembro.

Ontem fui fazer a minha visita habitual (há lá sítio melhor para passear), recebi a famosa informação, e deu-me para pensar na coisa.

Para já, acho espectacular (e a Jerónimo Martins ainda deve achar mais) o tempo que se gasta a falar nisso. É brilhante esta forma de gerar polémica e por a malta toda a fazer publicidade gratuita (ó pr´a mim a fazer o mesmo). Depois fico super contente quando os temas mais quentes da silly season se limitam a este tipo de questões. É tipo ver o telejornal a abrir com notícias sobre futebol. Faz-nos crer que nada de mau aconteceu naquele dia.

Na sequência desta bombástica notícia, têm-se levantado vozes que acusam o Pingo Doce de estar a prejudicar a comodidade e segurança dos clientes.

Quanto à comodidade, plenamente de acordo. Onde é que já se viu obrigar os clientes a caminhar até às caixas ATM colocadas à entrada das lojas ou (nalguns casos até) antes da fila das caixas (caso, por exemplo, de Santa Maria da Feira). É mau, não se faz a ninguém.

Já quanto à segurança a tese parece-me mais ousada. As caixas ATM estão dentro das lojas que, por sua vez, têm seguranças. Levar 20€ no bolso, não me parece assim tão perigoso.

A quem tem ameaçado começar a optar por outras cadeias de supermercado, que permitem acumular dinheiro com as promoções, recordo que os cartões de fidelização não têm, sequer, código. Aliás, nada me garante que o meu cartão do Continente (já que estou numa de publicidade, cá vai), com saldo ligeiramente acima dos 20€, e do qual não sei (olha a novidade) não tenha sido já usurpado por alguma pessoa sem escrúpulos.

Vamos admitir, é só uma questão de hábito.

Como qualquer empresa, o objectivo é maximizar lucros. Esta é só uma estratégia de gestão.

Os hipers, e outas empresas que tal, não são a Santa Casa da Misericórdia. Quem dera a todos que tenham muitos lucros. É desses lucros que todos vivem, accionistas e colaboradores. Uns de forma mais abastada que outros, é certo.

Falamos, tão somente, do funcionamento do mercado.

Eu, confesso, não me sinto nada prejudicada por esta medida.

5 comentários:

  1. Eu também não. Neste momento é menos perigoso andar com vinte euros do que com o cartão, desde que na conta tenha lá mais do 20 euros, claro, e isso aplica-se aos outros cartões mencionados, como o do continente, por exemplo, que tem dinheiro, supostamente...O melhor seria mesmo ir à mercearia... mas têm que pagar com dinheiro...beijo

    ResponderEliminar
  2. Bem vista, essa questão da ida à mercearia. Um beijinho Maria Clara

    ResponderEliminar
  3. eu também não me sinto lesada com esse novo critério de pagamento do Pingo Doce, super de que gosto mto!

    ResponderEliminar
  4. Eu também não me sinto lesada! eheheh (O pingo ainda não chegou à francia!)

    ResponderEliminar
  5. Chérie, como é que é possível viver sem o Pingo Doce ?!!!!!

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.