quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pedro e o lobo

Pedro e o Lobo é uma história infantil que, pela profundidade, todas as criancinhas deviam conhecer de trás para a frente.

Segundo a wikipédia, o Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música que foi composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o objectivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos.

Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato [ou pata, em algumas versões], o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente.

No Pedro e o Lobo é utilizada uma Orquestra Sinfônica completa em que cada personagem é representado por um instrumento ou naipe da orquestra e possui um tema musical ou leitmotiv:

o Lobo: TrompasTrês;

o Avô: Fagote;

O Pato: Oboé;

O Gato: Clarinete;

O Passarinho: Flauta Transversa;

O Pedro: Quarteto de Cordas;

Os Caçadores: o tema é introduzido pelas Madeiras e os disparos são representados pelos Tímpanos e Tímbales e pelo Bombo.

Devo dizer, antes de começar a minha divagação, que fiquei surpreendida com esta descrição, pois a versão que o Professor Pereira nos contou, à saciedade, era bem diferente.

A lição que esta história nos dá é a de que se mentirmos com frequência, ninguém acreditará em nós no dia em que dissermos a verdade.

Infelizmente há muito quem se esqueça desta verdade.

Faltou-lhes, certamente, ouvir o "Pedro e o lobo" ao adormecer.









1 comentário:

  1. Pois, eu tb desconhecia essa situação. Mas parece-me bastante interessante, ser uma estória criada p+ara aprsentação dos diferentes instrumentos musicais.

    Susana, ctg é sempre a aprender. :)

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.