Pedro e o Lobo é uma história infantil que, pela profundidade, todas as criancinhas deviam conhecer de trás para a frente.
Segundo a wikipédia, o Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música que foi composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o objectivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos.
Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato [ou pata, em algumas versões], o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente.
No Pedro e o Lobo é utilizada uma Orquestra Sinfônica completa em que cada personagem é representado por um instrumento ou naipe da orquestra e possui um tema musical ou leitmotiv:
o Lobo: TrompasTrês;
o Avô: Fagote;
O Pato: Oboé;
O Gato: Clarinete;
O Passarinho: Flauta Transversa;
O Pedro: Quarteto de Cordas;
Os Caçadores: o tema é introduzido pelas Madeiras e os disparos são representados pelos Tímpanos e Tímbales e pelo Bombo.
Devo dizer, antes de começar a minha divagação, que fiquei surpreendida com esta descrição, pois a versão que o Professor Pereira nos contou, à saciedade, era bem diferente.
A lição que esta história nos dá é a de que se mentirmos com frequência, ninguém acreditará em nós no dia em que dissermos a verdade.
Infelizmente há muito quem se esqueça desta verdade.
Faltou-lhes, certamente, ouvir o "Pedro e o lobo" ao adormecer.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Desta vez sim, estou livre do IPO
Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta...
-
Prometeram-me filhós, que na minha terra são bilharacos, aos quais outros chamam sonhos. Uma confusão total, esta dos doces de natal, que m...
-
Fiquei hoje a saber que a petição contra o abate do cão Zico (aquele que há dias atacou um bebé de 18 meses que acabou por falecer) tem já 1...
-
Como não sou grande conhecedora de peixes, quis certificar-me que iria comprar perca no mercado. Perguntei à peixeira que peixe era aquele...
Pois, eu tb desconhecia essa situação. Mas parece-me bastante interessante, ser uma estória criada p+ara aprsentação dos diferentes instrumentos musicais.
ResponderEliminarSusana, ctg é sempre a aprender. :)