sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ainda a Manifestação de dia 15

Este post http://hodgkin-logoexisto.blogspot.pt/2012/09/sobre-manifestacao-de-dia-15.html enervou uma pessoa (pelo menos, foi a única que, até ao momento, começou a manifestar-se de véspera).

E por isso gostava de esclarecer algumas coisinhas. Aqui a menina é mais "Peace and Love", mas sem charros e alcool. E foi, tão somente isso, que quis dizer com o meu post.

Longe de mim, querer acomodar-me.

Acho é que é muito mais fácil disparar noutras direcções do que cada um de nós fazer a parte que lhe incumbe. Chamem-me lírica, mas acredito que a sociedade funcionaria lindamente, se todos fizéssemos a nossa parte.

Chamem-me cobarde (outra vez) mas não acredito que entre essa "parte" esteja a de partir vidros e insultar quem quer que seja, inclusive quem tem a ousadia de não participar em manifestações.

Acho que, apesar dos problemas, ainda vivemos em democracia e a democracia pressupõe tolerância pela diferença de opiniões.

Não critiquei a manifestação, nem quem a integrará, limitei-me a dizer que a minha forma de "luta" não é essa.

Não esperarei que me banam de Portugal (como sugerido), no dia em que for impedida de manifestar a minha opinião (sendo o procuro fazer, sempre, sem ofender os demais).

Quanto à sugestão de banir "mentalidades como a minha", fiquei só com uma dúvida. Banir a mentalidade, implica eliminação física, certo? Sim, porque a mente não tem barreiras físicas, muito menos na actualidade.

Ou será só encerrar-me, num sítio sem comunicação com o exterior? Aviso já que sou muito friorenta. Nada de Sibérias, please.

Para terminar, uma  informação sobre a minha, comodista, pessoa. Chamem-me tudo, mas tudo, menos carneira e má mãe.

Nesses casos, sou menina para fazer manifestações, à grega e espanhola (como deseja quem me quer banir).

4 comentários:

  1. Ora, Susana, afinal não estás contra a manif. mas, claramente, o que conta é o motivo! Se fosse contra os teus filhos...serias à grega espanhola! Esqueces-te é que, muitos dos que se vão manifestar, ouvem o tic-tac da barriga vazia dos filhos, deles e ninguém se posiciona para partir o que quer que seja! Não conheço os antecedentes deste teu comentário mas, de forma nenhuma concordo contigo! O motivo: a fome, miséria que atinge muitos dos portugueses e ameaça o futuro dos seus filhos é o mesmo motivo que tu invocas para partir os vidros à grega e espanhola! Ninguém quer partir vidros mas estar presente é muito importante...porque há fome, gente que não faz as quimios porque não tem dinheiro e famílias inteiras (as 3 gerações) todos sem rendimentos do trabalho: por desemprego, pensões de miséria e cortes nas pensões de sobrevivência...é contra isto que se vão (espero) manifestar muitos portugueses. Contra isto e contra todas as mordomias que muitos mantêm à custa de todos: vê os boys e girls com pouco mais de vinte e tal anos que ganham mais de 3.000€...os ditos assessores..acabados de sair das faculdades. E os BPN's, os milhões da grande corrupção que a justiça não pune...é contra isto..contra isto!
    TeresaM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa, continuo a achar que não será a manifestação que irá resolver o que quer que seja. E tenho receio de reacções mais extremadas que levem à violência.

      Quanto a situações de pessoas que não fazem quimio por falta de dinheiro, confesso que não conheço nenhum caso. Fiz sempre tudo (exames, consultas e tratamentos)em hospitais públicos e nunca me cobraram nada. Essa será mais uma das situações em que todos falhamos, porque há formas de denunciar, esclarecer, recolher fundos se o Estado falha.

      Mas não queria lançar polémica, logo eu que apelo ao bom senso :) Um beijinho

      Eliminar
  2. Pois, eu conheço! Pessoas que não vão às consultas porque não podem...conheço, sim! O hospital tem os tratamentos mas as pessoas não têm dinheiro para gastar nas deslocações. Mais, não temos que nos substituir ao Estado...pago impostos e não gosto de os ver no poço sem fundo do saco azul dos BPN's deste país! Uma manifestação é só isso e como tal, está reconhecido o direito na Constituição! Temos calado e consentido porque sabíamos que vivemos com o q não era nosso mas, custa demais ver pessoas sem trabalho, com filhos para ir à escola e sem dinheiro para os livros. E outros, vivendo à grande e à custa da arte da cunha...A Saúde e a Educação são direitos fundamentais duma sociedade civilizada. Direito de manifestação, é sinónimo de democracia....Pensar que um grito que diz Basta é o mesmo que partir vidros...é...olha, nem sei..não adjetivo em nome do nosso bom senso!
    TM

    ResponderEliminar
  3. Oh Teresa, talvez um dia tenhamos possibilidade de falar sobre isto e seja mais fácil eu esclarecer o que queria dizer, pois não quis comparar o direito à manifestação com partir vidros.

    Também não disse que nos devemos substituir ao Estado (embora muitas vezes aconteça). Comecei, precisamente, por falar em denunciar situações como as que referes.

    Quantos de nós já participaram numa assembleia municipal, por exemplo.

    Podes acreditar (e aqui também sei no que falo (conhecimento directo) que há situações que não se resolvem por falta de informação de quem necessita sobre o sítio ao qual recorrer.

    Para concluir, porque não queria mesmo levar a este estado de exaltação, reforço que me limitei a dizer que não acredito nesta forma de luta, mas respeito quem nela tenha participado ordeiramente (quase todas as minhas amigas).

    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.