quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sobre a manifestação de dia 15

Não vou à manifestação de dia 15. Não porque não sinta a crise (que sinto), não porque concorde com as medidas de austeridade (que não concordo).

Não vou, primeiro porque não acredito que esse tipo de manifestações produza efeitos, depois porque sou rapariga mais recatada no que à defesa de ideais diz respeito.

A crise não nasceu hoje, muito menos os erros de gestão e o mau (des)aproveitamento (pela classe polítca e não só) de dinheiros públicos. Lembremo-nos dos casarões, que por aí se vêem, construídos nos tempos das vacas gordas, à custa dos dinheirinhos que a CEE mandava para alavancar a nossa economia.

Temos de fazer alguma coisa para mudar o estado de coisas, sem dúvida. Só não acredito que esta manifestação venha a ajudar em alguma coisa.

Apesar disso, gostei muito da forma como a manifestação está a ser divulgada no facebook onde li um texto do qual retive algo do género "Não será bem vindo quem tiver intenção de causar distúrbios".

É que me preocupa imenso o incitamento, que se está a generalizar, à revolta e a reacções como as dos gregos e dos espanhóis.

Parece-me que está a ser feita uma grande confusão entre brandos costumes e "culpa" pelo agravamento da crise, como se gritar e partir montras fosse panaceia para este mal que nos assola.

Posso estar redondamente enganada, mas se há algo que nos tem safado é, precisamente, o bom senso.

Não vou à manifestação mas, embora descrente quanto aos seus frutos, apoio incondicionalmente todos os que, de forma pacífica, nela participarem.

Não vou à manifestação mas farei aquilo que estiver ao meu alcance para que todos nós consigamos ultrapassar mais uma crise com o mínimo de mossas possíveis.






5 comentários:

  1. São pessoas como tu que fazem a merda da mentalidade que temos neste pais!!
    Conforma-te com a vidinha que tens!! Conforma-te com o que te tiram diariamente porque daqui a nada andas a comer as pedras da calçada e mesmo assim vais-te manter calada porque achas que uma manifestação nunca vai dar em nada!!
    Mentalidades como a tua deviam ser banidas da sociedade! É por isso que este país esta na miséria....por ter um governo ladrão e um povo tão cobarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vindo sr./ sr.ª anónimo (a)? das 15:55 que, por contraposição a mim (faço parte dos cobardes), é tão valente e superior?

      Que tal apresentarmo-nos?

      Já agora, e por curiosidade, onde é que leu a palavra conformismo?



      Eliminar
  2. Miséria sempre houve e sempre vai haver, mas mais do que a miséria física preocupa-me a miséria espiritual e a miséria de valores! Acredito que para fazer-mos deste país e deste mundo um sítio melhor começa por educar-mos, nos valores e na solidariedade, os nossos filhos e as nossas crianças/jovens. Só o amor e a solidariedade, uns pelos outros, nos podem levar à vitória. E com isto não quero dizer que não apoie as manifestações, claro que apoio, são um direito de todo o cidadão, mas penso que existem muitas e variadas maneiras de nos manifestar-mos, a começar pela mais importante: o voto. A manisfestação nas ruas, quando pacífica, pode trazer alguns frutos, mas quando violenta, resultado facilmente alcançável, não passa de puro vandalismo!

    Beijinho grande, Susana! ;)

    ResponderEliminar
  3. Susanam estava eu a pensar em escrever um comentárioa para dizer que não concordava muito ctg, quando li o comentário de um idiota, que acho sinceramente que devias apagar.

    Era só o que faltava....numa democracia, as pessoas são livres de não se manifestarem.

    Eu por acaso até fui, em Leiria, eu por acaso até acho que valeu a pena, mas era só o que faltava vir um palerma deixar comentários deste teor, aqui no teu nosso/cantinho.

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

15 anos depois

15 anos depois, eis que tive alta da consulta de onco-hematologia.  Diz a médica que as maleitas de que me queixo parecem ser coisas de “pes...