quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Quota de mulheres nas empresas adiada

A Comissão Europeia decidiu adiar, "por algumas semanas", a proposta para estabelecer uma quota de 40% de mulheres entre os membros não executivos.

Seria, talvez, politicamente correcto dizer que fiquei decepcionada com esta notícia, mas a

não corresponderia à verdade.

Sou contra estas e outros tipos de quotas, sob pena de corrermos o risco de ver "decisões administrativas" superarem critérios de mérito.

Se as mulheres ainda estão em, alguma, desvantagem no acesso a cargos de topo, seja nas empresas seja na política, tal deve-se, em meu entender, a questões de mentalidade e esta não se altera por decreto.

Criem as quotas que quiserem, mas se uma mulher não tiver um suporte familiar que lhe permita dedicar-se mais horas à carreira e/ou estudo sem que lhe seja cobrada a respectiva factura, só  conseguirão preencher lugares com barbies. E, certamente, não será isso que se pretende.


2 comentários:

  1. Eu concordo que o sistema de quotas tem defeitos. Entre outras coisas, o tiro pode sair pela culatra...

    Também concordo que, para se melhorar a situação da mulher no mercado de trabalho, deveria começar-se com "os básicos". Só para dar um exemplo, aqui na Suécia a mulher tem direito a mais de um ano de licença de maternidade, sem pressão para voltar, porque o cargo de trabalho está "inquestionavelmente" à sua espera. É algo "básico" mas ao mesmo tempo muito importante, faz toda a diferença.

    Mas tenho uma pergunta, será que a lei e os decretos devem sempre esperar até que as mentalidades mudem? Isso soa-me perigoso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito pertinente a pergunta. Não digo que se espere, mas que se trabalhe melhor essa mudança de mentalidades

      Eliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.