quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dar a mão à palmatória

Por ter tão boa experiência pessoal com o nosso Sistema Nacional de Saúde, tenho dificuldade em acreditar em certas notícias que dão conta de listas com anos de espera. Sofro do síndroma de S. Tomé, eu sei.

Mas desta vez a notícia chegou-me de uma amiga que teve de se dirigir ao hopsital  para saber o porquê de ainda não ter recebido a marcação de uma biópsia que o médico de família pediu, garantindo-lhe que não demoraria mais de 2 meses a ser chamada.

Custa a acreditar, mas a resposta foi a de que, neste momento (semana passada) estavam a chamar pessoas cuja biópsia havia sido pedida em Maio de 2009.

OI?!!! Maio de 2009!!! Há 3 anos e meio, portanto.

Dizia a minha amiga, cheiinha de razão e nervos, que quem tenha o duplo azar de estar doente e não poder pagar o exame, morrerá sem o chegar a fazer.

Quero acreditar que nestas marcações tenham em conta os resultados de outros exames complementares de diagnóstico mas, ainda que assim seja, não se admite tão longa espera.

A minha amiga, ainda que com esforço, tem a possibilidade de fazer a biópsia particularmente.

E quem não tem? Algo a pensar e denunciar. É para coisas como estas que existe o famoso "livro amarelo". Toca a usá-lo.

3 comentários:

  1. obrigada por comentares aqui no teu blog o meu caso, realmente é de lamentar estas situações, sai de lá tão incrédula e revoltada que nem me lembrei do livro amarelo...mas amanhã já irei fazer a dita biopsia e apesar de estar assustada e com algum medo,sei que vai correr bem,pois tenho o teu exemplo e a tua força que enchem o meu coração de coragem e sei que vou ter um diagnóstico positivo.
    Obrigada pelo teu apoio.Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai correr tudo bem, minha querida. Acredita. Estarei aqui a torcer pot ti. Uma grande beijoca

      Eliminar
  2. Estou chocada. 3 anos para fazer uma biopsia?
    Livro amarelo e chamada para a TVI, andam a enganar os portugueses, quando dizem que as listas de espera estão a diminuir. Estamos entregues aos bichos.

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.