Em Setembro de 2009 tive a estúpida ideia de exercer uma faculdade. Tinha uma bebé de 4 meses e estava a fazer quimio durante o período de gozo da licença parental. Decidi então suspender a licença, meter baixa e depois retomar a licença. Este exercício de uma faculdade legal, ia permitir-me ter algum tempo, pós quimio, para me restabelecer antes de regressar ao trabalho.
Devia ter desconfiado na confusão que iria causar à Segurança Social, quando a funcionária que me atendeu na Loja do Cidadão, ao ver o certificado de incapacidade temporária para o trabalho, arregalou os olhos e disse "mas a senhora está de licença, não pode meter baixa...". Lá teve de chamar metade dos colegas, para trocar impressões (...), até aceitar o documento.
Foi o início de uma saga que esta semana, passados 3 anos e meio, teve mais um episódio.
Recebemos o indeferimento do requerimento dos 10 dias úteis de gozo facultativo referentes à licença parental exclusiva do pai. Tudo porque o gozo desses dias terá coincidido com o período em que eu estava de baixa.
Ou seja, numa situação normal eu estaria a gozar a licença e o pai podia estar comigo. Como tive o azar de ficar doente numa altura em que era suposto estar de licença, o pai não devia ter ficado comigo.
Basicamente, foi feita uma interpretação literal da lei. Acho é que viola o seu espírito.
Tudo me chateia nesta situação. Bem sei que a Segurança Social não ia andar atrás de mim para saber se eu estava com gripe, piolhos ou cancro. Estou inserida no sistema informático e o sistema faz o seu trabalho.
Mas acho indecente que demorem 3 anos e meio a tratar de uma situação destas e que a mesma ocorra no mesmo mês em que fizeram uma transferência para a nossa conta de um valor cuja origem desconhecemos.Mais um imbróglio para resolver e fazer perder tempo.
Também sei que, dada a minha profissão, era suposto ter estado mais atenta e antecipado este indeferimento. Mas na altura, confesso que tal nem me passou pela cabeça. As minhas preocupações eram outras.
Estou danada com isto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Desta vez sim, estou livre do IPO
Depois da onco-hematologista me ter dado alta do IPO, foi a vez da nefrologista o fazer (ainda que com indicação de ser seguida em consulta...
-
Prometeram-me filhós, que na minha terra são bilharacos, aos quais outros chamam sonhos. Uma confusão total, esta dos doces de natal, que m...
-
Fiquei hoje a saber que a petição contra o abate do cão Zico (aquele que há dias atacou um bebé de 18 meses que acabou por falecer) tem já 1...
-
Como não sou grande conhecedora de peixes, quis certificar-me que iria comprar perca no mercado. Perguntei à peixeira que peixe era aquele...
Realmente Susana, deixa de ser lenear, já não dão conta do assunto. E demorammmmmmmm.... a perceber... beijinhos
ResponderEliminarRespira fundo, que a confusão, parece que ainda não terá terminado.
ResponderEliminarE é que não terminou mesmo. Um desespero
Eliminar