sábado, 17 de novembro de 2012

No Dia Mundial do Não Fumador

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Não Fumador.

Não vou colocar aqui frases, ou imagens chocantes (que acho de extremo mau gosto). Nem sugerir que todos devíamos passar o dia numa unidade de oncologia (as de cabeça e pescoço ou pulmãoseriam bons exemplos). Afinal, todos sabemos (ou temos obrigação de saber) os malefícios do tabaco para os fumadores activos e passivos.

Aproveito só para deixar duas ou três ideias que ouvi hoje numa entrevista dada por um médico. O essencial para deixar de fumar é tomar a decisão e definir o dia.

Outro ponto que me pareceu importante foi o de que está errada a ideia de que só 2 ou 3 cigarros por diz não farão mal. Fazem.

Posto isto, não posso deixar de fazer uma homenagem a um corajoso Não Fumador.

Alguém que um dia, depois de milhares de cigarros fumados, decidiu viu deixar de fumar. E deixou só porque quis. Esta determinação que o caracterizava em tudo e tanto me orgulha não foi porém suficiente. O mal já lá estava. E após 2 anos de uma luta dolorosa e desigual partiu.

Como sei que lá onde está, continua sempre a acompanhar-me aqui fica um grande beijinho.

Parabéns Zézinho, meu querido padrinho. Hoje é tembém o teu dia

2 comentários:

  1. Penso muitas vezes no teu padrinho e no que me contaste.

    Uma das coisas que me faria mais feliz seria que toda a gente que eu conheço deixasse de fumar.

    (e um dia passado no IPO a acompanhar pacientes de cancro cabeça e pescoço ou pulmões não seria mal pensado...)

    Bisous Neves chérie*

    ResponderEliminar
  2. Cada vez sou menos compreensiva no que toca a esse hábito. E quase fico com urticária quando a justificação é "sabes, faz parte da socialização...". Ah, ainda bem que o pessoal não adoptou como hábito de socialização cortar os pulsos depois do almoço. Ou mastigar vidro triturado para acompanhar o café. Seria um problema...

    Por outro lado sei que pode ser bastante difícil deixar o hábito depois de adquiri-lo, e respeito quem o tenta fazer. Parabéns aos ex-fumadores, e ao Zezinho em particular...

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

O que é que eu fiz para merecer isto?!

  Já ninguém recebe postais de Natal! Ninguém excepto eu, que ainda não estou refeita da emoção sentida ao abrir  o envelope. Tens razão min...