quinta-feira, 7 de março de 2013

Amigdalites a dois

Dava-me imenso jeito que a venda de antibióticos pudesse ser feita sem receita médica. Ia poupar-me uns euros valentes por ano.

Maria Leonor e seu papá resolveram, de há algum tempo para cá, partilhar amigdalites de origem vírica.

Quando vejo o homem pegar na caixa dos comprimidos já sei o que vem a seguir. Q qual o tratamento.  Nem precisavamos de ir ao médico buscar a receita, se a venda fosse livre.

Ironia das ironias, o médico diz que para descobrir quem é o portador do nosso "vírus de família" terá de fazer exames aos quatro.

 Ao que parece existe a possibilidade de o bicho estar alojado num portador são, ou seja alguém em quem a doença não se manifeste.

O corpo humano é mesmo complexo. Já tinha ficado surpresa quando me disseram, à conta na proteínuria, que posso ter "uma doença daquelas que não chateia" e agora mais esta novidade.

Mas não foi a única coisa que aprendi hoje (aprendo sempre muito na pediatra). Fiquei a saber que a valeriana, que sempre pensei relaxasse uma pessoa, pode ter o efeito contrário em crianças, o que explica o estado eufórico da Benedita na noite em que me surripiou os comprimidos (um deles era o Valdispert).

3 comentários:

  1. o nosso organismo é mesmo complexo!

    ResponderEliminar
  2. Cheguei recentemente ao seu blog e tenho estado a adorar lê-la. Apesar de sermos bastante diferentes (sou mais nova, não tenho filhos nem sou casada), gosto muito da forma como conta o seu dia-a-dia.

    Em relação à amigdalite vírica, duas coisas: infeções virais não se combate com antibióticos! Antibióticos são infeções bacterianas, e as bactérias são bichinhos bem diferentes dos vírus. Há que tomar atenção ao que o seu médico diz que é versus aquilo que receita.

    Ah, e medicamentos de venda livre regra geral são mais caros para o consumidor do que os que exigem receita. Mesmo se contarmos o dinheiro de requisitar essa mesma receita :)

    As melhoras para a família :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas visitas e pelo comentário.

      Confesso que não sei distinguir virus de bactérias e falo indistintamente nos dois conceitos. Provavelmente transformei a amigdalite bacteriana numa vírica, eh, eh
      Ora aqui está uma ideia para um próximo post

      Eliminar

Obrigada por dar vida a este blog.

Volte sempre senhor carteiro

  Volte sempre senhor carteiro. Volte sempre.